2020 o ano que fizemos contato…

2020 e a odontologia

2020 chega ao fim e ficamos com uma sensação de mais ou menos : “UFA, SOBREVIVEMOS!” . O ano que acaba hoje nos traz diversas reflexões e certamente muito aprendizado. 

O ano que fizemos contato com o melhor e o pior de cada situação, concorda?

Muitos negócios pereceram e muitos cresceram absurdamente diante da Pandemia da COVID-19 e não foi diferente com consultórios e clínicas odontológicas. Muitos ficaram fechados e literalmente tiveram zero faturamento por alguns meses e o que parecia algo impensado acabou acontecendo, muitos colegas aprenderam (na dor) que seus consultórios/clinicas negócios precisavam ser repensados.

Em odontologia a gestão por muito tempo ficou relegada a um segundo plano, o famoso faço o que der pra fazer por que afinal eu sou dentista e não administrador. Isso com certeza ficou muito claro neste em 2020. 

Dentistas descobriram  (na marra) o peso de suas despesas e a importância de ter um recebimento que as pague. Muitos queimaram suas reservas financeiras, renegociaram alugueis e pagamentos a fornecedores, usaram as medicas trabalhistas excepcionais do governo federal para conseguir manter ao menos a cabeça fora da água para respirar. Alguns conseguiram, outros infelizmente não…

2020 o ano que tudo virou de cabeça para baixo…

O período de “quarentena forçada” levou muitos colegas a se dedicarem a aprender um pouco mais sobre gestão, marketing tradicional e digital, relacionamento com clientes, captação de pacientes , vendas entre outros assuntos relevantes com certeza, mas o que notei de mais interessante nos colegas e clientes que se destacaram em 2020 foi a capacidade de AGIR

Quem investiu em conhecimento, em capacitação, seja em novas técnicas de odontologia  ou algum assunto ligado ao negócio em si como citei antes, fez uma boa escolha com certeza, mas essa escolha só se transformou em um ativo tangível se houve uma AÇÃO EFETIVA. 

2020 o certo e o errado…

Como consultor e Coach especializado em negócios de odontologia atendi colegas de todo o Brasil e pude notar que houve um acumulo absurdo de conhecimento e na maioria das vezes o profissional simplesmente travava para efetivamente por todo aquele conhecimento em prática e não fazia absolutamente NADA. Ou seja, conhecimento sem ação, é dinheiro e tempo jogado no lixo, #simplesassim.

Observei dentistas seguindo “dicas matadoras” de supostos (e auto intitulados) Gurus de marketing na internet, enchendo suas redes sociais com 20 e até 30 stories por dia no instagram e facebook oferecendo um conteúdo duvidoso e mostrando particularidades de suas vidas pessoais que não interessam a seus pacientes e futuros pacientes. Quer saber como ter uma rede social que realmente gere pacientes de verdade para seu consultório e não apenas curtidas? Conheça o Mini treinamento de redes sociais + 100 Posts , CLIQUE AQUI

Mas também tive a oportunidade de trabalhar tanto nas consultorias, processos de coaching para para dentistas e mentorias de vendas e posicionamento digital com colegas que pegaram seus limões e fizeram belas limonadas, conseguindo  resultados excepcionais fazendo apenas um post por dia ou menos por seguirem uma Estratégia de Posicionamento Digital, adequada a nossa profissão, baseada em nosso famoso código de ética odontológico, que certo ou errado é nosso balizador mestre.  Clique na figura abaixo e conheça meu livro digital lançado em 2020 que poderá lhe ajudar a criar uma presença digital da forma correta e que gere resultados reais. 

posicionamento digital do zero - Prof. Marcos Rocha

Os resultados de meus clientes puderam ser observados nos faturamentos dos que seguiram as estratégias corretas com aumento de até 150% nas vendas em alguns meses durante a pandemia. Tenho clientes com faturamento entre 15 e 300 mil e em 90% dos casos o aumento de faturamento foi incrível, apesar da pandemia. 

Veja 10 ATITUDES  de Dentistas que conseguiram transformar 2020 no melhor ano de seus consultórios

  1. Inovaram e colocaram novas ideias em prática;
  2. Correram riscos calculados;
  3. Treinaram suas equipes;
  4. Fizeram Projeção de cenários (positivos e negativos);
  5. Investiram em conhecimento ( mas com acompanhamento de um profissional habilitado e com experiência em Gestão em odontologia);
  6. Criaram objetivos possíveis e correram atrás deles;
  7. Saíram da zona de conforto e Agiram de verdade ;
  8. Valorizaram o relacionamento com seus pacientes;
  9. Melhoram suas estratégias de Marketing e posicionamento;
  10. Criaram processos de Venda. 

Conclusão

2020 foi ano que pudemos fazer contato com o melhor e o pior de nossas competências e tirar lições que com absoluta certeza irão balizar nossas ações daqui para frente. 

Espero que em 2020 você tenha aprendido muitas lições que lhe ajudarão a errar menos em 2021. 

Obrigado por me acompanhar aqui no site e em minhas redes sociais e Desejo a Você um 2021 repleto de realizações e muito sucesso tanto em sua vida pessoal como profissional. 

Forte abraço, 

Prof. Marcos Rocha


 

https://www.marcosrochacoach.com.br/funnel/webserie-como-vender-mais-no-consultorio/inscrever/

Créditos de Imagem em destaque: Natal foto criado por dashu83 – br.freepik.com

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

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