Devo comprar uma franquia de Odontologia?

franquia em odontologia

Grande parte de contatos que recebo sobre consultoria para dentistas e clínicas de odontologia faz pergunta sobre se vale a pena comprar uma franquia de odontologia

De alguns anos para cá franquia na cabeça de muitos dentistas virou sinônimo de sucesso e nem sempre isso é 100% correto.

Em minhas consultorias em odontologia tenho tido bastante contato com dentistas que por acreditar na máxima acima tem caído em verdadeiros contos do vigário ou roubadas como dizem por ai.

Muitos colegas dentistas viram nos últimos anos a concorrência aumentar de forma quase predatória nos locais que estão estabelecidos as vezes a muitos anos, com faturamento em queda, pacientes a menos todos os dias esses colegas tentam diversas “mágicas” para mudar essa realidade.

Só marketing em mídias sociais 🙁

O que vejo é que as ações seguem mais ou menos uma sequência:

  • Investir em mídias sociais de forma amadora (o próprio colega faz os posts)
  • Investir em mídias sociais de forma menos amadora ( o sobrinho do colega faz os posts)
  • Investir em mídias sociais de maneira que aparenta ser profissional (contrata uma suposta agência de marketing digital)

e assim vai…

Foque no correto

Enfim os profissionais de saúde acabam focando no externo, achando que marketing em mídias sociais é a “salvação da lavoura” literalmente e acabam esquecendo de olhar pra dentro. Dentro do consultório/clínica (estrutura física, localização, amenidades disponíveis, atendimento, equipe, qualidade pré e pós atendimento/entrega serviço proposto e assim por diante). Fique atendo, nem sempre trazer novos pacientes pode ser a solução adequeada para seu negócio (sim, seu consultório deve ser visto como um negócio, você ainda tem dúvidas?

Marcos mas por que você está falando tanto sobre assuntos diversos quando na verdade o tema do artigo é relacionado a comprar franquia de odontologia?

Então, o que tenho percebido é que muitos colegas que tem consultórios que já tiveram momentos de glória hoje me procuram com o intuito de comprar uma franquia, como se isso fosse a possibilidade de voltar aos tempos áureos e infelizmente o que a experiência tem demonstrado é que isso não é verdade, simples assim.

Olhe para dentro de seu consultório hoje

Se você tem um consultório ou cínica de odontologia a alguns anos, tem pacientes satisfeitos, tem boa qualidade técnica, qualidade de atendimento, equipe comprometida, estrutura física adequada (ou próximo disso) , técnicas de vendas para melhorar a taxa de conversão do consultório etc…

Existem outras formas de voltar aos tempos de ouro de seu consultório investindo bem menos do que você investiria em uma franquia e tendo um modelo que pode até ser replicável e a longo prazo tornar-se uma franquia de odontologia 🙂

Vai optar por comprar uma franquia de Odontologia? Então fique atento. Segundo levantamento de Pequenas Empresas & Grandes Negócios, algumas franquias acumulam diversos processos judiciais , inclusive marcas renomadas . A maioria dos litígios é movida por ex-franqueados que responsabilizam a franqueadora de não ter dado o apoio e o treinamento necessários e os treinamentos necessários a seus franqueados, quando isso é basicamente o que você está pagando quando compra um modelo de negócio do tipo Franquia de Odontologia (ou de qualquer outro segmento).

“Quem compra uma franquia pressupõe que a marca vai transferir conhecimento acumulado para ela”

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Ou seja, se você pretende (ia) comprar uma franquia para nadar em um um oceano azul, livre de problemas seria melhor rever seus conceitos.

Franquia ou negócio próprio?

Quando se compra uma Franquia, a maioria pré-supõe que está comprando um modelo de negócio testado a exaustão e sem problemas básicos, mas isso nem sempre é um retrato da realidade. Muitas “franquias” começam bem quando testam seus modelos de negócio em suas unidades próprias, mas cometem erros básicos ao tentar replicar os modelos em franquias. Má fé? Nem sempre, as vezes mera falta de planejamento ou uma visão mais atenda a detalhes da gestão.

O que percebo é que muitos dentistas estão sentados em cima de verdadeiros “potes de ouro”, mas não conseguem identificar os pontos fortes e fracos de seus negócios a ponto de os tornar rentáveis e quem sabe até replicáveis (como uma franquia). Deixam passar oportunidades e só observam diversas franquias de odontologia montando unidades ao lado de seus consultórios e diminuindo o número de pacientes e consequentemente suas receitas. No pior dos cenários esses colegas fecham os consultórios…

Enfim…

Então a dica que deixo hoje é, antes de sair em busca de uma franquia procure analisar melhor seu negócio e avalie se vale a pena investir nele. Torná-lo “franqueável” é só uma questão de criar os processos e principalmente descentralizar aprendendo a delegar mais e mensurar resultados.

Quem sabe você não esteja hoje semeando as bases de uma futura grande rede de odontologia do Brasil de 2030?.

To por aqui torcendo por seu sucesso,

Abcs,

Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

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