Uma das estratégias é mandar uma carta – e fazer o cliente se sentir importante
Muitos dentistas pensam que a publicidade é algo fora de suas possibilidades, muito caro, muito complicado e acabam ou nunca fazendo ou fazendo somente uma vez e por não verem resultados (ou não conseguir mensurá-los) acabam por desistir. Mas, quando a publicidade é contínua e focada, o seuconsultório tende a ter um fluxo contínuo de novos clientes para avaliação o que tende a aumentar o número clientes que iniciam um tratamento. Se os possíveis clientes tiverem uma visão positiva dos seus serviços e da sua reputação antes de você ligar para eles ou antes de eles começarem a precisar comprar, você tem muito mais chances de fechar uma venda o que em tempos de crise é um diferencial competitivo para seu negócio.
Outra grande sacada a respeito da publicidade permanente é que ela não está presa a uma etiqueta de preço. Trata-se apenas de mandar a mensagem certa para a pessoa certa na hora certa. Aqui estão dez ideias para fazer isso… sem gastar muito:
1. Faça os clientes se sentirem especiais. Os clientes gostam de ser reconhecidos, especialmente nos dias de hoje, em que tudo é rápido e “pelo menor preço”. Gaste um tempo com ele, envie cartão de aniversário, natal, dia das mães etc. Dê um toque pessoal a cada cartão, assine individualmente e coloque uma pequena notinha a mão, para mostrar a seu cliente que você lembra dele e sabe exatamente com quem está falando. Personalize sua comunicação com softwares de gestão de clinicas e consultórios de odontologia. como o DENTAL OFFICE por exemplo. Fuja daquele texto chapado do tipo: “Caro(a) Paciente…” e Crie cartas personalizadas do tipo “Oi Júlia...”. Todo mundo ao ler seu nome em uma carta ou cartão já na primeira linha quer saber o conteúdo e acaba dando mais atenção a sua comunicação.
DICA MATADORA
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2. Crie cartões diferentes do convencional que os clientes queiram guardar. A maioria dos cartões de visita é descartada algumas horas depois de uma consulta. Em vez de ter seu cartão jogado fora, crie um que as pessoas realmente usem, como um bloquinho de anotações com suas informações de contato em todas as páginas. O bloco de anotações é consultado quase todo dia, guardado por 30 dias, mais ou menos, e deixa uma lembrança forte.
3. Pare de atender clientes que não dão lucro. Se essa ideia lhe dá arrepios, pense melhor. Você caiu na mentira de aumentar as vendas em vez de alavancar os lucros, como convênios com tabelas aviltantes. Se você parar de atender clientes que não dão lucro, você tem mais tempo e recursos para clientes que realmente podem ajudar sua empresa a crescer. “Provavelmente, 20% dos seus clientes estão contribuindo para de 150% a 200% do lucro anual total; 70% não dão lucro e 10% custam de 50% a 100% do seu lucro”, afirma o consultor Michael King. Analise bem os dados de lucratividade dos seus clientes e, depois, direcione serviços especiais e propagandas para aqueles que importam.
4. Crie uma lista de contatos por e-mail e mande cartas pelo correio. A maioria das empresas aproveita o poder dos e-mails e você também deve enviá-los. É muito econômico. Porém, já que o e-mail de marketing está em todos os lugares, você pode se destacar se enviar, de vez em quando, cartas pessoais pelo correio para clientes antigos e possíveis clientes. Apenas tenha certeza de que essas cartas trazem algo que os clientes querem ler, como uma novidades em técnicas e novos equipamentos que você adquiriu recentemente para seu consultório, ofertas especiais ou um agrado personalizado (um desconto no próximo clareamento dental, por exemplo). Essa correspondência tem que ter valor para quem lê, para refletir o valor dos seus serviços. Lembre: a melhor maneira de vender é divulgar.
5. Participe de Congresssos e conferências. Você pode criar rapidamente folders interessantes com informações de contato, encartes com novidades sobre produtos ou um pequeno site sobre um evento. Mostre a seu público alvo que você está antenado, ligado nas novidades e se atualizando constantemente. E se você for um dos palestrantes mostre de maneira subliminar a sua participação sem querer parecer arrogante.
6. Combine os negócios com prazer… e solidariedade. Realize ou participe de um evento, festa ou conferência por uma causa que você apoie. Isso traz a possibilidade de conhecer várias pessoas e exibe suas habilidades de liderança. Para o profissional da área de Saúde o convívio social é um grande impulsionador de futuros negócios. Nestes eventos evite ser “comercial”, afinal você está lá para ajudar a comunidade ou a causa. Somente sua presença e dedicação por lá com certeza vai lhe render bons frutos a médio prazo, seja paciente e tenha consistência nessas ações.
7. Crie eventos em ambiente agradável.Você pode criar um evento como uma semana de prevenção somente para mães no mês das mães, dos pais ou das crianças, com avaliações de “cortesia” para esse determinado grupo. Faça uma chamada interessante e ofereça um mimo a quem comparecer a seu “evento” ( uma flor, um brinquedinho, um livro de pintura – tão em moda ultimamente, etc). Se você tiver uma fanpage ou um perfil no Instagram pode fazer a divulgação por lá e usar inclusive técnicas de Remarketing para atrair públicos específicos e altamente segmentados sem gastar muito.
8. Torne-se um especialista on-line. Saiba o que seus consumidores querem saber, quais suas dúvidas, faça um e-book e ofereça gratuitamente. Pode ser sobre clareamento, ortodontia, implantes dentários. Essa é uma estratégia de “amostra grátis” para conquistar novos negócios. A recompensa aparece na forma de clientes e indicações.
9. Flerte com a mídia local. Reportagens geram mais credibilidade do que a publicidade paga. Para receber a cobertura da mídia local, seja do jornal, da TV, de estações de rádio ou jornais de comércio, você precisa de uma notícia nova e na hora certa. Um passo adiante é contratar um profissional de relações públicas ou assessoria de imprensa. Ele conseguirá espaço para as notícias, irá atrás dos representantes de veículos de comunicação e enviará comunicados para a imprensa falando sobre sua empresa. Normalmente, isso pode ser feito por um curto prazo ou de vez em quando. (super indico a EDITA COMUNICAÇÃO INTEGRADA, caso tenha interesse em contratar uma assessoria de imprensa)
10. Por fim, não deixe os clientes escaparem. Faça um esforço para trazê-los de volta. Custa muito menos trazer de volta um cliente insatisfeito ou que não aparece há muito tempo do que atrair um novo. Se você não vê um cliente há algum tempo, mande um e-mail personalizado (esse processo pode ser automatizado) perguntando se está tudo bem. Para um cliente que passou por uma situação ruim, use o telefone, reconheça a situação e pergunte se há algo que você possa fazer. Um desconto também é bom. Ser gentil com os clientes é a propaganda mais inteligente e barata que você pode fazer.
E você já usou essa ou outras estratégias baratas para divulgar seu consultório? Conta pra gente ai nos comentários ok?
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Forte abraço,
Marcos Rocha
Adaptado da Revista PEGN – 10 maneiras baratas de divulgar sua empresa
Muito bom parabéns
Obrigado Lauriene
Olá!
Estou planejando começar um negócio de marketing para consultórios, mas não te hoje ideia de quanto cobrar pelos trabalhos.
Gostei! Ótimas maneiras de divulgação.
Particularmente, a que acho mais desafiadora é o de especialista online.
Obrigado pelas dicas!