Tenho recebido muitos emails me consultando sobre como melhorar o desempenho do consultório de Odontologia? como aumentar o número de pacientes?, ou como aumentar os rendimentos? e assim por diante.
Uma coisa que tenho observado nos colegas que me consultam e quem tem sido algo recorrente é a total falta de entendimento da verdadeira questão a ser respondida e neste artigo gostaria de lhe convidar a refletir junto comigo e principalmente gostaria de sua opinião que com certeza irá enriquecer a discussão.
Gestão em Odontologia hoje
Muito tem se falado sobre como fazer uma gestão eficiente em um consultório de odontologia, mas realmente pouco tem se discutido sobre como o dentista deve atuar em cada uma das muitas áreas necessárias a uma boa gestão.
Quando falamos em gestão temos que levar em consideração que o seu consultório é uma empresa/negócio e deve ser administrada de forma integrada em todas as áreas e muitos colegas desconhecem ou pelo menos ignoram cada uma destas áreas.
O interessante é notar que na maioria das vezes os colegas, assim como diversos outros profissionais liberais, querem fazer tudo (e mais um pouco) e acreditam que vão conseguir dar conta do recado e ainda ter um negócio de sucesso. Infelizmente a nossa experiência mostra que na prática essa teoria não se mostra muito eficaz e tem levado muitos consultórios a estar sempre patinando, ou na roda do hamster, como falo sempre em meus Programas de Coaching para Dentistas.. Você corre, corre e nunca sai do lugar.. e ai olha para o lado e vê outros colegas conseguindo muitos feitos e realizações e fica frustrado e sente mal etc etc.. Mas afinal como sair deste “circulo vicioso” e entrar em um “ciclo virtuoso“?
Uma de minhas primeiras sugestões é aprender a identificar quais são suas reais competências e principalmente suas limitações e nestas áreas você deve ter outra pessoa que consiga lhe complementar. Ai está a grande sacada. Em muitas consultorias que fazemos a primeira barreira que temos que vencer é a do “dr-faz-tudo“.. Não dá para assobiar e chupar cana, ou bater o escanteio e cabecear. Você precisa se conscientizar que você é dentista e não um super herói. Ninguém consegue fazer tudo de forma perfeita e aprender a dividir/delegar é uma arte que poucos entendem e querem por em prática (principalmente). Tenho insistido com esses pontos em minhas sessões de coaching e os resultados tem aparecido de forma bastante rápida e eficaz quando esses pontos são levados em consideração.
No próximo artigo irei conversar com você sobre competências. Que tal deixar seu comentário e nos contar como você tem encarado essa difícil tarefa de gerir um consultório de odontologia?
Um forte abraço.
contratei um administrador que trabalhava em um hospital e constatei que mesmo não podendo assobiar e chupar cana, temos que estar sempre presentes em todas as decisões e ações. Aprendi da forma mais difícil. Administrador, nos apresentou os processos para o desenvolvimento da clínica, porém fomos notando que nossos pacientes começaram a reclamar da distância que tínhamos destes. Em relação as compras também nossa experiência foi complicada. Após o mesmo se retirar ao examinar o estoque notamos materiais vencidos de 2003 (mais de 8 anos), fios ortodônticos pouco usados em quantidades absurdas, ao invés de ir atrás de um bom programa de gerenciamento da clínica nos convenceu que desenvolver um programa seria melhor, dentre outros. No sentido de resolver sobre os processos e organização ficamos satisfeitos e sempre foi uma pessoa honesta.
Não há como delegar simplesmente. Você tem que ter a pessoa certa e estar acompanhando sempre.