Seja lider, cuide de sua equipe e cresça

equipe em odontologia

equipe em odontologiaTemos na odontologia, em quase  60% dos casos, consultórios individuais, onde o dentista ou trabalha sozinho ou tem apenas um funcionário, que normalmente assume as funções de secretária e auxiliar de odontologia. Alguns relatos que recebo, principalmente das secretárias mostra que a relação nem sempre é das mais amistosas.

Mas por que uma relação tão conturbada ocorre algumas vezes? Bem em minha opinião e lembrando de meu tempo de “mocho” chego a algumas conclusões:

  • Um consultório de odontologia individual é praticamente um “microcosmo”.
  • Todos nós como seres humanos temos nossos altos e baixos de humor.
  • A rotina é uma dureza.
  • Existem falhas na comunicação com a equipe
  • A informalidade impera em 63,5 % dos consultórios de odontologia segundo pesquisa informal que realizei com visitantes dentistas aqui do blog. É um número ainda muito alto.
  • Existe pouca capacitação para as atuais e futuras secretárias, principalmente longe dos grandes centros.
  • Não existe uma preocupação com  a remuneração, benefícios, plano de carreira e isso acaba desestimulando e desmotivando essas profissionais.

A coisa funciona mais ou menos na base do “Vai que da certo!!!” e nós, cirurgiões dentistas,  ou vamos empurrando com a barriga ou acabamos trocando a secretária, a ACD, ASB, TSB quase que trimestralmente, infelizmente.

No Consultório de odontologia individual assim como em clínicas mais estruturadas e com uma equipe maior o problema se repete muitas vezes, as vezes em maiores proporções.

Bem mas como tornar essa relação profissional (entre pessoas) o mais harmônica possivel? E o melhor como transformar essa relação em algo que traga benefícios “MÚTUOS” e principalmente lucratividade para seu consultório de odontologia?

Vejo que muitos colegas investem pesado em marketing, fazem folders, cursos, compram equipamentos caros, tem sempre tecnologia de ponta, mas quando o assunto é a remuneração da equipe estão sempre sem dinheiro e deixam sempre o assunto para a próxima oportunidade, ou seja perdem uma grande oportunidade de investir no seu maior recurso : o ser humano.

Em consultorias de marketing para dentistas um dos meus focos principais é a equipe. De nada adianta ter um consultório tinindo, paredes lindas, equipos brilhando se o “Peopleware” está insatisfeito, mal remunerado, desmotivado, com cara de missa de sétimo dia (todos os dias).

Então, depois de uma análise geral do negócio minha primeira área de atuação é o RH. Conhecer quem é cada um e como está o clima organizacional, já me fornece um bom panorama do que vou enfrentar adiante e quão dura será minha tarefa.

Ter uma equipe motivada e principalmente comprometida é algo que :

  1. Leva tempo;
  2. Requer investimento financeiro (não existe almoço grátis!!);
  3. Requer uma metodologia bem estabelecida;
  4. Requer planejamento estratégico de longo prazo;
  5. Requer uma comunicação clara e objetiva.

Por isso não pense que vai ser “Facinho“. Hoje pode estar tudo bem, tudo muito bom, seu consultório está indo de vento em popa, mas se você não tiver sua equipe (que seja somente sua secretária) motivada e comprometida, a primeira proposta de emprego com um salário mais atraente mudará todo o cenário e a turbulência pode vir e bagunçar sua vidinha pacata por um bom tempo. Veja que o custo para treinar um novo funcionário é muito alto, principalmente para um dentista que trabalha sozinho em um consultório e só tem uma secretária, ou seja, ele mesmo precisará ensinar tudo de novo e até essa pessoa chegar ao nivel de desenvolvimento profissional da que saiu, já se foram muitas horas e dinheiro disperdiçado.

Por isso pense seriamente em implantar politicas de incentivo para as pessoas em sua empresa. Remuneração, plano de carreira, benefícios e prêmios são algumas maneiras de estimular e motivar seus funcionários para criar parceiros. E atenção, quando falo aqui em benefícios não penso necessariamente em benefícios monetários. Há diversas outras maneiras de agregar valor a uma relação profissional e que melhore a vida da pessoa que trabalha com você. Simples gestos podem significar, em alguns momentos, muito mais que recompensas financeiras.

Uma coisa importante que você pode fazer pela sua equipe é estimular o crescimento profissional. Ofereça incentivos (monetários) para cursos de aperfeiçoamento,  leve um funcionário junto a um congresso de odontologia, pague por cursos de excelência em atendimento, mas não se detenha na carreira dele, afinal ele é uma pessoa, um ser vivente e gosta de outras coisas, por isso ofereça brindes produtos ou serviços que estão fora do alcance financeiro de seu funcionário, como um dia em um SPA, ou em contrate um profissional massagista para vir uma vez por mês no consultório, pague um dia de beleza em um salão ai perto, consiga uns ingressos para um show do agrado dele, enfim existem diversas formas de agradar sem necessariamente “dar dinheiro”.

Tente descobrir como anda o ambiente dos recursos humanos de sua organização, por menor que ela seja.

  • Como está o clima entre os colaboradores?
  • Quais são as expectativas?
  • Quais são os sonhos de seus funcionários?
  • Eles tem objetivos claros para o futuro?
  • Como você enquanto líder pode ajudá-lo a chegar a grandes realizações?

Lembre-se que valorizar e motivar sua equipe em todos os aspectos, pessoais e profissionais, você estará economizando muito dinheiro a médio prazo e ainda proporcionando qualidade de vida a seus colaboradores, que consequentemente irão trabalhar mais felizes e lhe darão melhores resultados, inclusive financeiros.

Se o clima na empresa não anda lá essas coisas, pense em contratar um profissional capacitado para conversar com sua equipe, descobrir onde esta o problema e verificar possíveis soluções. Saber da situação individual de cada funcionário e tratá-lo como único vai lhe possibilitar estar um passo a frente evitando assim ser pego de surpresa.

Um dos profissionais habilitados a cuidar destes aspectos dentro de empresas é o Coach. Ele pode melhorar resultados focando em objetivos individuais por colaborador,  pode também trabalhar as expectativas da equipe e tentar alinha-las às do seu negócio.

Se nós como dentistas cuidamos tão bem de nossos pacientes que tal começar cuidando de nossos funcionários?

Este é o primeiro passo para o crescimento de sua empresa. Cuidar de gente!

Pense nisso, mas aja e se estiver com problemas, quanto antes agir mais rápido a solução virá.

Boa sorte e conta pra gente como anda o clima em seu consultório.

Forte abraço,

Ps. Não esquece do presentinho no dia 30/09 para sua secretária

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

2 Comments on “Seja lider, cuide de sua equipe e cresça”

  1. Oi,
    adoro todos os seus posts, mas este sobre liderança foi excelente.
    Eu queria comentar que somos 2 dentistas e 4 parceiros ,pois não os considero
    funcionários,pois todos estamos empenhados em crescer juntos.
    Gostaria de recomendar a leitura de 2 livros que tratam deste assunto e eu achei ótimo:
    1. Faça as escolhas certas e corrija com rapidez as erradas – DAVID COTTRELL
    2. Até que enfim é segunda ROXANNE EMMERICH

    Obrigada,por me enviar posts tão úteis, leio todos e procuro por em prática.

    Um abraço

    Wilhelmina.

    1. Ual Wilhelmina, bem legal seu comentário.
      Obrigado pela indicação de literatura.
      Você está no caminho certo, tratando seus colaboradores de forma que eles se sintam privilegiados por estar na equipe, parabéns.
      Com certeza você JÁ é um case de sucesso.
      Boa sorte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.