No Brasil vivemos um momento de otimismo. Nos últimos anos os indicadores econômicos colocaram o país em uma situação de destaque no cenário internacional. Estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostram que a renda das famílias elevou-se, na média, 40,69% no período entre 2003 e 2011. Somente em 2010 19 milhões de brasileiros migraram das classes D e E para a C. Com isso a classe C passou a ser a maior do país, com 101 milhões de pessoas, ou seja, 53% da população brasileira. Apesar de em 2012 o país ter dado uma derrapada, os indicadores continuam positivos, por isso é importante a odontologia aproveitar esse momento positivo para ampliar sua base de clientes e consequentemente seu movimento e faturamento.
Oportunidade
A ascensão da Classe C abriu enormes oportunidades a todos os segmentos e especialmente no setor relacionado com saúde e beleza. Durante muitos anos essa população se viu impossibilitada de realizar tratamentos odontológicos que não fossem emergenciais ou curativos. O aumento da renda desta população, oferece possibilidade de acesso a tratamentos preventivos, reabilitadores e estéticos principalmente que por muito tempo foram considerados supérfluos ou inviáveis a essas pessoas. Ortodontia e implantes tem experimentado esse aumento de demanda e profissionais destas especialidades que tiverem visão devem agregar outros tratamentos a pacientes em busca destes tratamentos.
Planejamento
Ter visão de longo prazo e fundamental neste momento. Muitos colegas acham que somente fazer publicidade vai resolver seu problema, isso é um erro muito grave. Publicidade é somente uma das muitas ferramentas do marketing. Há muito mais que precisa ser implantado para se conseguir um aumento sustentável. Uma boa estratégia deve contemplar melhorias na estrutura da clínica, investir em treinamento da equipe, oferecer um atendimento excelente entre outras medidas que serão fundamentais para o sucesso a longo prazo.
Gerenciamento
Uma das questões mais importantes se você quer ter um crescimento sustentável é ter controle de todos os processos de seu consultório. Para conseguir mensurar o que está dando certo e alterar o que esta dando errado. Como diz Peter Druker um dos gurus da gestão empresarial: “Se você não pode medir, você não pode gerenciar”. Torne-se um maníaco por controles. Implante rotinas de controle de agendamentos que se converteram em novos pacientes, retornos de pacientes, pacientes inadimplentes, canais de publicidade que mais converteram e outros mais que possam lhe oferecer uma visão macro de seu negócio.
Atendimento
Para você conseguir aproveitar o bom momento econômico não basta abrir a porta e colocar uma placa, serão necessárias medidas ativas por parte do profissional e da equipe com a finalidade de oferecer além de um tratamento odontológico um atendimento diferenciado que cative e fidelize esse novo cliente/paciente. Criar um relacionamento de longo prazo por meios de técnicas de marketing de relacionamento fará com que seu negócio tenha vida longa.
Pense nas dicas acima e tente as adaptar a sua realidade, quebre paradigmas, faça diferente e depois entre em contato e conte pra gente os seus resultados.
Forte abraço e boa sorte.
Texto Publicado originalmente na Coluna Gestão & Negócios do Jornal do CRORS – Agosto de 2013