Quando pensamos em criar um padrão visual para um consultório de odontologia um dos aspectos que devem ser considerados é a papelaria. Utilizar uma gráfica odontológica com certeza pode lhe trazer enormes benefícios.
Quando optamos por padronizar a apresentaçao visual de nosso consultório criamos uma identidade visual e consequentemente fazemos o paciente lembrar com mais facilidade de nos ou de nossa marca. Isso ajuda na fidelização, pois lembrar de algo que tem padronizado é mais fácil que lembrar de um nome do Dr. Fulano de Tal.
O que tenho observado é que clínicas de odontológia que possuem uma MARCA tem muito mais facilidade de crescer e se expandir do que um consultório ou clínica de odontologia sem uma MARCA estabelecida.
Temos atualmente exemplos de empresas de franquia em odontologia que hoje são grandes, mas que nasceram pequenas e cresceram sob a égide de uma MARCA, tais como a Sorrident’s, OdontoClinic, OdontoCompany, entre outras. Algumas novas marcas tem surgido nos últimos tempos e tentado trazer uma maior padronização à odontologia, podemos citar a Coife Odonto, Ortodontic Center, Você implantes e SP Implantes. Firmar uma marca é algo que demora e o marketing é uma importante ferramenta para atingir esse fortalecimento.
Criar uma marca facilita para seu consumidor. É mais prático e fácil guardar uma marca. Aliás marcas podem servir para o bem e para o Mal. Por exemplo se falarmos da IMBRA logo nos vem a mente todos os problemas que essa marca causou aos consumidores, concordam?
Pense em você como consumidor, passeando em um corredor de supermercado. Você procura um determinado produto e encontra três ou quatro marcas do mesmo produto. Os preços são praticamente idênticos, por qual deles você irá optar? Ao menos na maioria das vezes? Com certeza podemos afirmar que pela marca mais conhecida.
Enfim ter uma identidade visual poderá lhe ajudar a criar uma certa fidelização em seus clientes. Lógico que muito terá que ser feito. Não adianta somente fazer um receituário bonitinho, um cartão super lindo e um logotipo show de bola se a coisa estiver bonitinha somente no papel. Como diz um ditado: “O papel aceita tudo”.
Quer alguns exemplos de papelaria que você pode usar em seu consultório?
- Receituários
- Atestados
- Cartoes de visita
- Cartões de horário
- Folders: poderosa ferramenta para captação de pacientes, marketing pessoal e relacionamento com os clientes.
- Banners com novos tratamentos e tecnologias : são decorativos e promocionais. Enquanto você trabalha ele vende serviços para você na sala de recepção. Ele é um display das especialidades oferecidas em sua clínica, facilitando novos orçamentos.
- Flyers: Ideais para você pode divulgar serviços diferenciados, como: Clareamento Dental, Ortodontia, Implantes, etc.Com uma ótima relação custo-benefício, são mídias de alta tiragem que podem ser enviadas via correios, distribuidas porta-a-porta, ou posicionadas estratégicamente em pontos próximos ao seu consultório, criando pontos de divulgação e venda.
- Correspondência em datas especiais
- Convites para retorno / nova avaliação
- Fichas clínicas
- Envelopes
Os folders são excelentes intrumentos educação, veja abaixo uma amostra do folder da secretária de saúde de Londrina sobre saúde bucal de crianças.
Flyers podem ser excelentes aliados na divulgação de serviços prestados pelo consultório em determinadas especialidades e uma forma de atrair o seu cliente/paciente a iniciar um tratamento ou mesmo para conquistar novos pacientes divulgando a localização e as formas de contato do consultório. Veja abaixo alguns exemplos cedidos gentilmente pela Artyodonto.
Criar um identidade é criar além da papelaria uma padrão de atendimento diferenciado, um ambiente diferenciado, um preço dentro da expectativa de seu público alvo entre outras coisas.
Se você quer criar um padrão visual diferenciado, ou melhor , se você quiser criar uma identidade visual para seu consultório tem alguns caminhos que pode seguir:
- Contratar uma agência de publicidade (normalmente o custo é elevado)
- Contratar um design gráfico (custo mais baixo mais ainda assim algumas vezes é alto)
- Contratar uma gráfica do seu bairro e você mesmo desenvolver o logotipo e material de papelaria e mandar para a gráfica(custo mais baixo, mas normalmente falta um pouco de criatividade no trabalho – Sabe o ditado: “cada um no seu quadrado”?)
- Contratar empresas especializadas em produzir material gráfico para odontologia (exemplo: Artyodonto e Speedgraph, Markentista da super competente Nísia Teles)
Bem criar uma identidade visual ou até mesmo uma marca para sua clínica ou consultório de odontologia pode ser uma excelente ferramenta de marketing em odontologia, pense nisso. Mas cuidado com a “economia” neste momento. Aqui o barato com certeza pode lhe sair caro. Procure a ajuda de um profissional que entenda não só de marketing, mas principalmente de Marketing em Odontologia e faça algo que você possa se orgulhar no futuro. O investimento algumas vezes assusta, principalmente se você tem somente um consultório, mas no longo prazo o retorno é garantido.
A odontologia passa por um momento delicado, com a concorrência acirrada e algumas vezes predatória, logo criar uma marca forte, que se destaque na mente de seu consumidor, em minha opnião será o diferencial de quem quiser se destacar no setor daqui para a frente. Não pense que somente as grandes marcas tem essa possibilidade. Pequenos negócios podem também se beneficiar de arranjos produtivos locais e criar marcar fortes e de destaque, mas isso passa por um planejamento estratégico estruturado e de longo prazo e que pode precisar da ajuda de um profissional com experiência em Gestão e Marketing no segmento.
Sua grande marca espera por suas atitudes agora para crescer.
Boa sorte e mãos a obra.
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