Nós dentistas, assim como muitos outros profissionais liberais, salvo raras excessões, somente começamos a nos preocupar com aposentadoria aos 60 anos, sendo bem otimista, lá pelos 50 anos.
Investir e pensar no futuro não é uma prioridade, ao menos para boa parte dos colegas que converso!
Mas lá pelos 50, 55 anos começamos a sentir o peso da idade, que não somos mas já tão jovens, mesmo não sendo ainda tão velhos. É a famosa meia idade. Não tem jeito, a idade pesa queira você ou não. Mais para uns que para outros, mas com o tempo a ritmo vai baixando e o pique que tinhamos anos atrás já não é o mesmo.
” Não tem jeito, a idade pesa queira você ou não”
Sempre que converso com alunos, ex-alunos e colegas recém-formados alerto para o fato de que o tempo passa rápido e quanto mais rápido eles acertarem em suas escolhas mais leve será o seu futuro e principalmente sua velhice.
Essas idéias sobre futuro, velhice, aposentadoria sempre aparecem em época de aniversário e seu eu ficar meio ou muito nostálgico, por favor não chorem… ;).
Enfim a algum tempo venho tentando garantir um futuro adequado e digno, tanto para mim, como para minha família. Quando se tem filhos parece que o peso da responsabilidade triplica.
Essa nossa vida suada de consultório, de orçamentos que não se finalizam, de contas a pagar, de altos e baixos, de pacientes que faltam, de aluguel que sobe, de protético que não entrega o trabalho, de sazonalizade e tudo isso que sempre deixou eu e mais 220 mil dentistas brasileiros algumas noites sem dormir, sempre foram fatores que me preocuparam, acho que preocupam a todos.
Há muito tempo resolvi estudar um pouco sobre formas de investir e garantir uma renda que pudesse ser utilizada na aposentadoria. Cá entre nós, não da para depender somente do INSS para sobreviver.. Só de rémedios e plano de saúde conheco alguns aposentados que gastam mais que suas aposentadorias.
Trocando em miúdos, é preciso pagar sim o INSS, mas muito necessário ter algum tipo de fonte extra de receitas para quando você parar de trabalhar. Vou te contar um coisa que pode lhe chocar, mas é verdade. Preparado? Então lá vai!
“VOCÊ NÃO É ETERNO!”
Sim é verdade, sei que é duro encarar isso, mas acredite em mim.. Uma hora as costas tão maltratadas pela maldita posição do dia-a-dia vão pedir arrego, a visão vai ficar mais fraca, as mãos um pouco mais trêmulas e ai não vai ter jeito, você terá que parar, querendo ou não.
Bem pensando nisso é importante se preparar, e quanto antes você começar, menos terá que separar para investir.
Existem ótimas formulas para se saber quanto se deve poupar para se ter um X aos 65 anos por exemplo, não sou um expert em finanças, mas sei que será importante ter uma boa reserva e quanto antes começar a poupar melhor.
Uma lição que tenho aprendido em alguns livros que tenho me dedicado a ler é : Diversifique.
Nunca aposte todas as suas fichas em um só investimento, ou como dizem por ai, nunca deposite todos os ovos em uma mesma cesta.
Vivemos atualmente em um país com economia estabilizada. O plano Real conseguiu essa proeza. Mas a inflação anda rondando nossos bolsos.
Atualmente está super complicado saber onde investir.
Antes tinhamos a impressão de que era simples investir, pois viviamos em um pais movido pelos juros exorbitantes e o dinheiro se multiplicava , apesar de estar sendo comido pela inflação. Tinhamos a impressão de que faziamos ótimos investimentos, mas no fim das contas muitas vezes somente conseguiamos repor a inflação e as vezes nem isso.
Com a queda das taxas SELIC e as mudanças nas regras da caderneta de poupança (sim mexeram na intocavel poupança do brasileiro!) precisamos literalmente “rebolar” para descobrir um investimento que consiga no mínimo superar a inflação, ou seja, repor no mínimo suas perdas (sem lhe deixar traumatizado). Temos que tomar cuidado redobrado com as indicações de nossos gerentes de bancos. Vou lhe contar algo ou quem sabe relembrá-lo somente: eles, os gerentes, vivem de metas e você, se der mole vai ajudar ELE a fechar as metas do mês, não com o que é bom para você, mas sim para o patrão dele, o Banco e para ELE é lógico! Por isso cuidado com as sugestões de seu gerente atencioso, sorridente e simpático!
Mas afinal como e onde investir ?
Existem uma variedade enorme de possibilidades, algumas simples, algumas mais complexas. Algumas com algum risco, algumas com risco praticamente zero.
Algumas sugestões para você começar a investir (em minha ordem de preferência):
- Títulos públicos – Os títulos do governo são atualmente um dos investimentos com maior garantia e o maior retorno a longo prazo. Eu recomendo que você procure maiores informações sobre o Tesouro Direto. É a forma mais fácil de se investir em títulos públicos e algumas corretoras como a SOCOPA não cobram nenhuma taxa de adminstração. A rentabilidade para títulos de longo prazo como NTNB Principal com vencimento em 2024 ou 2035 tem sido muito boas.
- Poupança – A poupança teve recordes de aportes nos últimos meses, mesmo com sua baixa rentabilidade. Esse investimento tem garantia do governo até um determinado valor e deve ser utlizado para guardar um dinheiro que possa ser utilizado a curto ou médio prazo.
- Renda Fixa: os famosos titulos DI. Eles pagam um percentual do CDI. O perigo deste tipo de investimento atualmente são as taxas de adminstração que alguns bancos cobram e que podem no fim das contas comer todo seu rendimento e até lhe fazer pagar para deixar o dinheiro lá, o que é uma incoerência, mas que pode acontecer.
- Ações: O investimento em ações requer um pouco mais de cuidado e conhecimento. Quando você compra ações você esta se tornando sócio (minoritário) de uma grande empresa de capital aberto. Alguns tipos de ações (PN) pagam dividendos a cada período a seus acionistas e se você é dono de ações vai receber esses dividendos. Antes de se aventurar a entrar no complicado mundo das acões é importante adquirir um pouco de conhecimento. Mas esse é o tipo de investimento que aliado com títulos públicos você deve agregar a sua carteira de investimentos. A longo prazo (por exemplo para sua aposentadoria) nada melhor que um portfolio de ações bem elaborado e equilibrado junto com outros tipos de investimento.
- Imóveis: investir em imóveis na atual conjuntura, está sendo complicado. Os preços estão muito altos e você acaba imobilizando seu capital. A longo prazo pode ser uma boa alternativa, mas sugiro que invista somente uma pequena porcentagem de seu capital neste tipo de ativo. Alocar muito de seu capital em imovel pode ser perigoso.
- Planos de previdência: Para quem não quer ter trabalho de estudar como investir em ações, titulos publicos etc. O ideal é comprar um plano de previdência. Na verdade esse tipo de produto vai pegar o seu dinheiro e basicamente comprar ações e titulos publicos e lhe cobrar uma boa e salgada taxa de adminstração que será sentida quando você for sacar o seu dinheiro no prazo final do plano. Mas é melhor um plano de previdência do que nada, né não?
Bem acho que esse post é só um alerta, um abre olhos.. Não ache que esse artigo não é para você, que você é muito novo(a) etc. O tempo passa realmente muito rápido acredite.
Existem fórmulas para você criar uma carteira de investimento diversificada, diluindo seu risco. Uma das teorias é a da alocação de investimentos.
Sugiro que ao inves de você investir tempo no Facebook, invista em seu futuro. Estude um pouco sobre investimentos, aprenda um pouco como investir seu dinheiro, coom alocar seus recursos com a finalidade de diluir seus riscos. Com certeza esse investimento vai lhe retornar com juros e correção monetária e seu futuro vai lhe agradecer!
Para finalizar gostaria de compartilhar com vocês dois livros digitais (e-books) que tem me ajudado bastante na dificil tarefa de começar a entender o mundo das finanças;
O material é formado por 4 (quatro) e-books e 2 (duas) planilhas eletrônicas, que ensinam tudo que você precisa saber sobre educação financeira e investimentos, além de dar suporte para organizar sua vida financeira e projetar sua independência financeira. clique aqui e conheça mais sobre o livro eletrônico
- Alocação de Ativos de Henrique Carvalho
Esse livro foi desenvolvido para ajudar você a alcançar a tão sonhada liberdade financeira, desenvolvendo uma sólida e rentável estratégia de investimentos através de uma linguagem simples e direta.
3 benefícios do e-book Alocação de ativos:
A) Saiba Onde Investir
B) Simplicidade do Método
C) Liberdade Financeira
Quer conhecer mais detalhes sobre o Livro eletrônico Alocação de ativos? Clique aqui
E lembre-se seu futuro depende única e exclusivamente das atitudes que você tomar hoje,
ele é determinado por você.
Desejo a você boa sorte com seus investimentos e se tiver alguma dica legal sobre como e onde investir nosso suado dinheirinho, deixe seu comentário.
Forte abraço,
Marcos Rocha
Muito bom o post Marcos. Investir é correr riscos, mas o investimento planejado e calculado quase sempre nos traz bom retorno.
Boa tarde Marcos,
encontrar seu site foi de grande valia para mim. Sempre virei visita-lo.
Montei meu consultorio há poucos meses, e como qualquer novo dentista|empreendedor, tenho muitas duvidas.
Abraço e muito sucesso!
Estou montando minha clínica e estou adorando os seus artigos! Tenho certeza de que serão de grande ajuda durante a minha nova caminhada. Parabéns pela iniciativa. Muita saúde e inspiração para continuar com seu trabalho.
Obrigada pela ajuda!
Tatiana, que bom que gostou!
Boa sorte em seu novo empreendimento e depois volte aqui e conte detalhes…
Obrigado pelos seus votos.
Excelente texto, Marcos.
Precisamos nos preocupar cada vez mais com nossa educação financeira, pois acredito que todos devem ter como objetivo conquistar a independência financeira.
E investir em conhecimento sempre rende os melhores juros 🙂
Abraço e sucesso!
Legal que gostou do texto Rafael. Seu blog e site são fontes constantes de consultas para mim.
Abcs e obrigado pela visita.