Bem hoje começamos o mês de outubro, mês do Dentista. Em primeiro lugar desejo felicitar todos os colegas pelo seu Mês e pelo seu Dia (25/10). Parabéns!!!
A odontologia passa por um momento estranho. Você conversa com uns e eles estão chorando ai muda de grupo e eles estão dando pulos de alegria pelo momento que passamos. Veja que não há meio termo, ninguém, ao menos comigo tem relatado que a situação está mais ou menos. Problemas existem, sempre existiram e sem irão existir, o importante é encontrar soluções e enxergar oportunidades.
Lembro de uma história que ouvi em algum lugar sobre oportunidades e como cada um as encara, veja:
Dizem que o dono de uma fábrica de sapatos enviou um dois vendedores para uma ilha remota no pacífico com o intuito de aumentar o seu mercado de vendas de sapatos.
Alguns dias depois um dos vendedores enviou um telegrama desanimado e disse:
“- Chefe estamos perdendo tempo aqui, nenhum dos habitantes desta ilha usa sapatos. Estou voltando no voo de amanhã. ”
O dono da fabrica ficou meio frustrado, mas eis que no outro dia chega um telegrama do outro vendedor:
“- Chefe dobre a produção da fábrica, isso aqui é incrível. Ninguém usa sapatos por aqui, temos um mercado enorme a desbravar!!”
Cada vez mais temos vendedores iguais ao primeiro vendedor, que não conseguem enxergar oportunidades, que tem uma visão totalmente miope da realidade, que não conseguem enxergar fora da caixinha.
Ter uma visão além do alcance, tipo o Clark Kent (ou será que era o He-man! Sei lá!) , não é fácil. Você tem que treinar, tem que estimular seu cerebro, exercitar ele mesmo. Não é nada fácil sair do quadrado.
Mas vamos a algumas dicas para você começar a treinar:
- Leia jornais, principalmente a seção de economia.
- Fique atento em seu bairro a novidades que estão
dando resultadobombando! - Fique atento a novos prédios que estão sendo construídos (novas vizinhanças trazem sempre boas oportunidades)
- Fique atendo a tendências internacionais
- Converse com outros grupos de profissionais
- Converse com pessoas de outras idades
- Saia do consultório e dê umas voltas (a pé) pelas redondezas de seu consultório
- Escute os anseios de seus pacientes
- Escute sua secretária
- Fique de antenas ligadas SEMPRE!!!
Muitos vão dizer que estou sendo repetitivo e chovendo no molhado. Ok! Se você acha isso esse post não foi feito para você.
Mas se você quer ser diferente, quer quebrar paradigmas, tente colocar em prática as 10 dicas acima, fuja da mesmice e depois volte aqui e nos conte o que descobriu.
O que estava diante de seus olhos e que você nunca tinha observado com a clareza necessária para ter uma idéia que lhe rendesse um resultado melhor em seu dia-a-dia.
Veja que essas oportunidades podem nem lhe propiciar um retorno financeiro imediato, mas podem melhorar algum processo e facilitar sua vida ou de seus pacientes e no fim das contas, vai lhe trazer retorno.
Invista alguns minutos de seu dia a buscar oportunidades, deixe sua mente aberta a elas e eu lhe garanto: ELAS VIRÃO!!!
Boa sorte e um forte abraço.
Marcos Rocha – Torcendo para que ótimas oportunidade apareçam para você!
2 Comments on “Criando oportunidades em odontologia”