Se você atende pacientes jovens sabe o quanto precisa estar “antenado” nas novidades, ligado em tecnologia e por dentro de tudo que rola.Dentre os jovens temos a famosa geração Y.
Segundo a Wikipedia, a Geração Y, também chamada geração do milénio ou geração da Internet, é um conceito em Sociologia que se refere, segundo alguns autores, à geração dos nascidos após 1980 e, segundo outros, de meados da década de 1970 até meados da década de 1990..
Essa geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Os pais, não querendo repetir o abandono das gerações anteriores, encheram-nos de presentes, atenções e atividades, fomentando a autoestima de seus filhos. Eles cresceram vivendo em ação, estimulados por atividades, fazendo tarefas múltiplas. Acostumados a conseguirem o que querem, não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e lutam por salários ambiciosos desde cedo. É comum que os jovens dessa geração troquem de emprego com frequência em busca de oportunidades que ofereçam mais desafios e crescimento profissional. Uma de suas características atuais é a utilização de aparelhos de alta tecnologia, como telefones celulares de última geração, os chamados smartphones (telefones inteligentes), para muitas outras finalidades além de apenas fazer e receber ligações como é característico das gerações anteriores.
Entre as principais características dos indivíduos da Geração Y, encontramos:
- Estão sempre conectados.
- Procuram informação fácil e imediata.
- Preferem computadores a livros.
- Preferem emails a cartas.
- Digitam ao invés de escrever.
- Vivem em redes de relacionamento.
- Compartilham tudo o que é seu: dados, fotos, hábitos.
- Estão sempre em busca de novas tecnologias.
- São Multitarefa (fazem diversas coisas ao mesmo tempo)
- Não são fieis a marcas
A Geração Y não é fiel a marcas. Tentar fidelizar esse jovem é desperdício de dinheiro. Mais do que marcas ou rótulos, a geração Y busca inovação, tecnologia, novidade.
Então se você quer atender pacientes desta geração tente estar totalmente conectado, estar presente nas redes sociais, quem sabe marcar consulta pelo Facebook e confirmá-la pelo Twitter. Enviar SMS para lembrar o horário exato da consulta e assim por diante. Você pode até se atrasar para atendê-los desde que o seu consultório tenha uma rede Wii-Fi liberada.
Boa sorte!
Marcos Rocha
Nossa marcos..essa sua abordagem é perfeita…..mas qdo essesseu pacientes y…são seus desde BEBESSSSSSS……
O QUE POSSO FAZER PARA MANTE-LOS…ALÉM DESSAS DICAS ACIMA……
Cara Marli, acho que se você já atende eles desde bebes, eles já sao pacientes fieis. Somente continue atendo-os bem e com certeza eles continuarão com você.
Boa sorte.
Está cada da mais difícil ser dentista!!!!