Em marketing, posicionamento é a técnica na qual os mercadólogos marketeiros tentam criar uma imagem ou identidade para um produto, marca ou empresa. É o espaço que um produto ocupa na mente do consumidor em um determinado mercado. O posicionamento de um produto é como compradores potenciais o vêem e é expressado pela relação de posição entre os competidores.
O posicionamento é o conjunto dos traços salientes e distintivos da imagem que permite ao público situar o produto no universo dos produtos análogos fazendo a distinção de todos os outros. (Fonte: Wikipédia).
No livro Posicionamento ? A Batalha Pela Sua Mente os autores dizem que posicionamento é o que você faz na mente do cliente em perspectiva , Ou seja, como você posiciona o produto ou serviço ( ou você mesmo no caso do dentista) na mente do comprador potencial? Qualquer pessoa pode utilizar a estratégia de posicionamento em qualquer ponto de crescimento em sua vida.
O posicionamento é aplicado em um produto, um serviço, uma empresa, uma instituição ou até mesmo em uma pessoa. Mas posicionamento não é o que você faz com um produto. Posicionamento é o que você faz com a mente de seu potencial cliente. Ou seja, você posiciona o produto ou serviço na mente do potencial consumidor.
Como já discorremos em um post anterior (Marcas em odontologia) nós enquanto profissionais liberais somos uma marca. Se você uma marca, Como anda seu posicionamento?
Será que o seu posicionamento está correto? Será que está equivocado? Caso esteja equivocado pode acontecer duas situações:
- Você pode estar perdendo ótimas oportunidades de aumentar o valor cobrado por seus serviços.
- Você pode estar perdendo pacientes por cobrar um valor acima do que seus pacientes aceitam pagar.
Existem vários fatores que podem influenciar em seu posicionamento.
- O nome de sua empresa;
- logotipo;
- cartão de visitas
- seu script de atendimento ( e de sua equipe)
- Forma como você apresenta seu orçamento;
- o ambiente de seu consultório;
- sua secretária;
- o uniforme de sua equipe;
- seu lavabo(sim ele denota muito de você)
Além de muitos outros itens importantes e que dizem aos seus clientes em “qual categoria” sua empresa e em muitos casos VOCÊ (enquanto profissional liberal) se encaixa dentro da mente dele.
Se seu comportamento denota que você não tem segurança no que diz, se você age, fala e se comporta como profissional sem experiência, você está literalmente informando como quer se tratado por seu público-alvo. Não importa se o seu serviço é infinitamente melhor ao do dentista do andar de cima. Não neste primeiro momento.
O importante num primeiro contato com seu prospect (futuro cliente) é como você determina as “expectativas” que ele pode ter ao se dispor a ser atendido por você, lhe confiar sua saúde bucal. E, nesse momento, se ele sente que não podem esperar muito, também não vai estar disposto a pagar muito, talvez não se disponha a pagar NADA!.
Só porque você é uma empresa que literalmente é um “exército de um homem só”, não precisa agir de forma amadora. Você não precisa ser uma empresa grande para agir como uma grande empresa. Se você tem segurança no que está propondo se o seu serviço é realmente tão bom quanto você diz, você precisa cuidar das etapas anteriores que levam o cliente de onde ele está “até” a hora dele finalmente aprovar o seu orçamento .
Cuidado para não pecar nessa hora e se posicionar como alguém que não tem muito a oferecer. Fatalmente você irá perder a venda ou vender por uma margem muito menor do que poderia.
Fica a dica: Marketing é legal, Posicionamento é tudo!
Forte abraço,
Marcos Rocha
Bem,gostei muito e precisava destas dicas. Trabalho em uma cidade pequena de 20 mil habitantes. Qdo iniciei, há 6 anos, sempre trabalhei com preços mais inferiores (mais baratos) e muita propaganda divulgando preços mais baixos.Hj em dia gostaria de atingir o povão com próteses mas tbém atender pacientes de classes mais altas para fazer pério, implantes, entre outros tratamentos mais caros, mas não sei como posso conciliar e desenvolver estes tipos de serviços para classes diferentes(opostas) já que o consultório é um só.aguardo, abraços, PATRÍCIA.
Olá Patricia, se sua estratégia com um determinado público está dando certo, procure não mexer nela, em time que está ganhando não se mexe, certo?
Cuidados extremos devem ser tomados quando se pensa em mudar uma estratégia, principalmente quando se pensa em alterar valores e misturar públicos. Dê uma lida em outros artigos do site como por exemplo Odontologia de nicho.
No seu caso, acredito que se tem interesse em atender outro público, com outro produto e outros preços, o ideal é ter outro consultório, totalmente desvinculado do atual. Pense nisso!
Abcs e boa sorte.
Marcos Rocha
“O posicionamento permite que você sustente outra imagem na mente do consumidor, tanto por ações como por palavras. Não faça nada e ele irá pensar o que quiser” Romulo Queiroz
Muito bom!!!
🙂