A quantidade cada dia maior de dentistas que são literalmente “jogados” no mercado cria um grande contingente de dentistas em grandes centros. Com mais dentistas a demanda acaba caindo, ou menlhor se diluindo entre os profissionais. Ai os profissionais acreditam que se especializando vão conseguir se diferenciar, mas se todos se especializam qual será a diferença?
A procura começa a mudar de rumo, pois se especializar em disciplinas da própria odontologia já não está sendo assim tão diferencial. Hoje o dentista além de especialista tem que saber gerir seu negócio.
Se especializar em gestão começa a fazer diferença. Conceitos não considerados importantes no meu tempo de graduação, hoje começam a ser “vagarosamente” inseridos nas matérias das faculdades. Alguns alunos já saem de algumas universidade como a USP com seus planos de negócios montados ou ao menos com nocões de como elaborá-los , o que no mínimo podemos dizer é um avanço.
Fazer especialização em prótese, implantes, perio, orto, endo é importante? Sim acredito que sim, mas se você não souber administrar seu consultório, se não tiver nocões básicas sobre gestão, você vai fazer cinco cursos de especialização e seu negócio continuará patianando.
Por isso antes de entrar de cabeça em um curso de especialização entenda primeiro o que é ser dentista clínico geral, saiba admiinstrar sua agenda, contas a pagar e receber, fidelizar cativar seu paciente, etc etc etc.. Depois de aprendido essese outros passos básicos, siga embusca de uma especialização na área qe você for mais afeito.
E você o que acha? Qual a sua experiência sobre especialização ou não após a sua formatura?
Um forte abraço,
Marcos Rocha
Quando terminar o ensino superior posso alterar em qualquer área , ou e preciso uma especialização ?