A parte mais sensivel do corpo humano continua sendo o Bolso.
Uma pergunta que aflige a maioria dos dentistas é : Como e quanto devo pagar ao meu funcionário?
Bem se você é do time que quer “Pagar o piso” contente-se com alguém nivelado por baixo. Lógico que não podemos já contratar alguém com uma remuneração acima do piso ou do que o mercado paga, mas com o tempo você deve criar um programa de remuneração que estimule seu(s) funcionário(s). Se você paga o básico, contente-se com o básico e ponto final.
Pagar bem nem sempre quer dizer pagar muito acima do que você está pagando. Você deve saber quais são as expectativas de seus funcionários, equilibrar com o mercado e chegar em algo bom para ambas as partes. E nem só de salário vive uma boa remuneração. Existem diversas formas de seu funcionário ser beneficiado, se sentir protegido, cuidado e se dedicar mais a seu negócio que passam longe do “salário” propriamente dito.
Um plano de remuneração e beneficios que motive seus funcionários a dar o máximo de si, com certeza será refletido em um aumento do fluxo de caixa da empresa. Cliente bem atendido indica outro, que indica outro e assim sucessivamente, pense nisso.
O mais importante , antes de mais nada é criar mecanimos para mensurar o desempenho da equipe como um todo e de cada funcionário individualmente e crie faixas de remunerações que realmente estimule o bom desempenho das funções de cada um.
Cuidado com a armadilha de simplesmente dar um bônus de “X%” a todos conforme o lucro da empresa suba “Y%”. Nestes casos corremos o risco de remunerar funcionários acomodados em detrimento de a bons funcionários, gerando insatisfação e desmotivação no grupo (dos bons é claro!!!).
Um bom recurso é criar uma pesquisa continua com os pacientes/clientes, principalmente os novos (os antigos algumas vezes já tem certas “preferências” por um ou outro funcionário e acabam manipulando os resultados). Mudar a forma de pesquisa também é uma boa estratégia.
Ah e não esqueça que se você tem funcionários que trabalham longe do público, eles não devem ser prejudicados por não serem “vistos” na rotina de atendimento e consequentemente não serem lembrados ou citados em uma pesquisa junto a seus pacientes. O importante é encontrar uma forma correta de valorizar toda a equipe.
Criar um modelo de bonificação/beneficios é trabalhoso e tortuoso. Nem sempre acertamos de primeira. Algumas vezes no meio do caminho vemos que existe algo não muito correto e precisa ser aperfeicoado. É algo temeroso quando se fala de dinheiro. Os funcionários devem estar cientes das regras e ser comunicados com antecedência das regras do jogo e suas eventuais mudanças.
E minhas últimas dicas:
- Faça planos de médio prazo, não mude nada muito bruscamente.
- Amadureça seu plano de remuneração, participação nos lucros, cargos e salários.
- Procure exemplos de outras empresas até mesmo de grande empresas adaptando à sua realidade.
E lembre-se você não está dando nada a ninguém. Seu consultório não é ONG e sim uma empresa. Plano de remuneração só deve ser implantado em empresa que dá lucro. O seu objetivo é ter lucro, ganhar dinheiro, ficar no azul, coloque isso na sua cabeça e principalmente na cabeça de seus funcionários, não tem nada de feio nisso.
Boa sorte e se você já fez algo neste sentido conte pra gente.
Forte abraço.
Marcos Rocha
qual é o valor de uma secretaria odontológica
Gostei muito do conteudo,me esclareceu algumas coisas Abraços.
Olá xará!
Estou abrindo minha clínica com 3 consultórios e quero fazer parcerias com outros colegas, como por exemplo Ortodontista. No caso da Ortodontia, pretendo ficar com 50% do que o profissional fizer.
Porque os 50%?
Bom, o colega não entrará com nada no investimento inicial (que está sendo bem alto), não pagará contas (água, luz, impostos), não pagará secretária, ou seja, só irá trazer os materiais que ele achar necessário.
Gostaria que você me mandasse um e-mail com a sua dica ou opinião sobre o que estou pretendendo fazer, se você acha que pode dar certo.
Obs.: Já trabalhei em clinicas que faziam assim, por isso peguei de exemplo para aplicar na minha gestão.
Desde já agradeço, e parabéns pelo blog! Já li vários posts e estou lendo ainda, muito bom.
Marcus, obrigado pela sua visita e seu comentário.
Parceria boa é quando os dois lados ganham.
Já vi esse sistema dar muito certo e também dar super errado.
Em primeiro lugar é importante procurar profissionais habilitados e competentes, pois afinal será o nome de sua clinica que estará em jogo.
Depois estabelecer regras claras e também um contrato de prestação de serviços com essas regras escritas, o famoso preto no branco. Como diz o ditado, prudência e canja de galinha nao faz mal a ninguém.
Veja também o outro lado, o do colega especialista: ninguém quer disperdicar um dia de trabalho e ficar matando moscas ou fazendo palavras cruzadas, e como ele ganhará por porcentagem, 50% de zero você sabe bem quando dá Ne?
Enfim pese os dois lados e só faça a parceria quando já houver um movimento que a justifique para os dois.
Boa sorte
Marcos rocha