Bem algumas vezes na vida (pessoal e profissional) temos alguns dogmas ou pré-conceitos tão arraigados em nossa mente que é difícil mudar.
Algumas vezes temos algo como certo ou bom (ou melhor mesmo) pra gente e tentamos passar essa condição como correta para nosso paciente. Mas será isso que ele busca? Você tem certeza que isso é o melhor ,que vai ser o tratamento mais adequado , o material melhor, etc etc… mas e o dono da boca concorda? Dará prazer para ele enquanto “ser pagante” pelo tratamento? Ficará realmente satisfeito com o resultado ou com a forma como o mesmo lhe foi enfiado goela abaixo?.
Estamos usando nosso Know How com o intuito de levar o melhor a nosso paciente ou estamos impondo nossa vontade? É como você namorar alguém que é alergico a chocolates ou flores e você insistir em lhe oferecer esse tipo de presente no dia de seu aniversário, por que você acha legal, bonito, gostoso ou seja lá o que for.
Seu paciente é mais que um monte de dentes, lingua e saliva. Há um cérebro, vontade, desejos que ele no momento que lhe procurou queria satisfazer. A sindrome de senhor da verdade algumas vezes pode afastar o paciente do profissional.
Tente sempre perguntar se aquilo é importante para seu paciente realmente.
Foi só uma refelxão que quis deixar para você pensar.
Abraços,
Gostei do seu Artigo Marcos.
Muito interessante o post Marcos. Os pacientes têm desejos e objetivos e cabe ao dentista atuar, com sua técnica e experiência, de uma forma que o ajude a chegar nessas finalidades.