Vamos lá, agora falaremos de como conseguir informações sobre o perfil de seu público, tais como idade, sexo, escolaridade, profissão, etc.
O único jeito modo mais fácil de fazer isso é perguntar a cada visitante, pois os melhores relatórios disponiveis atualmente não nos dão esses dados de mão beijada como as outras métircas como page views, visitantes únicos etc…
Mas como perguntar?
Bem se seu blog já tem um certo volume de visitas e você já tem leitores fieis em seu Feed ou Rss por exemplo, você pode criar uma enquete e enviar por email para seus leitores. Para estimular que eles respondam você pode oferecer um brinde ou vantagem.
Uma forma de você criar essa enquete é através do site SurveyMonkey. Você se cadastra e cria enquetes que poderá enviar a seus visitantes por email ou criar um link no seu blog (na barra lateral por exemplo). Os resultados percentuais você poderá consultar no próprio SurveyMonkey.
Procure fazer perguntas simples, claras e principalmente fáceis de serem mensuradas. Crie faixas de idade, renda, perfis de escolaridades etc.. Não enfeite muito o pavão. Perguntas objetivas e rápidas serão respondidas com mais facilidade pelo seu visitante.
Após a tabulação dos dados crie dados percentuais sobre cada item do perfil que deverão ser inseridos em seu midia kit.
Conhecer seu público vai aumentar a credibilidade de seu blog e facilitar na hora da venda de seus espaços publicitários principalmente a grandes empresas ou agências de publicidade.
Por enquanto é só, no próximo post falaremos sobre formatos, valores e métodos mais usuais de cobranças em publicidade online.
Abcs
Marcos Rocha
Marcos, idéia de gênio escrever esta série de posts! Não fazia a menor idéia do que viria a ser um Midia Kit! Agora estou doido para por tudo isto em prática! Muito bom seu Blog!