No princípio era o Orkut, surgiu faz algum tempo e mudou conceitos dentro de nossa sociedade. No Brasil virou febre e na odontologia não poderia ser diferente.
Existem milhares de comunidades em português sobre odontologia, veja abaixo algumas:
Odontologia (49.333 membros)
Ortodontia e Ortopedia Facial (4.832 membros)
Odontologia – UFRJ (1.272 membros)
Pérolas da Odontologia (25.374 membros)
Odontologia e Marketing (334 membros)
Dentista não cuida só de dente (10544 membros)
Buscando só “odontologia” no Orkut temos mais de 1000 comunidades, se a busca for por “dentista”, mais de 1000 outra vez.
Sempre tive algumas restrições a invasão de privacidade do Orkut e mantenho uma certa distância desta ferramenta, restringindo a mesma a simplesmente ter um perfil , Add alguns poucos amigos ( estou lá faz bastante tempo e só tenho 72 amigos cadastrados) e acompanhar umas comunidades interessantes vez ou outra.
A tecnologia das redes sociais veio para ficar e é bom ir se adaptando a elas ( se já não está adaptado). Quando eu era acadêmico tinha um professor de fisiologia ( o Sanches de Bragança), que metia o pau em carro a álcool e no final ele sempre dizia, “Carro a álcool se você não teve ainda vai ter um…” Na época o carro a álcool era uma desgraça, hoje esta realidade mudou e muito. Pois é leve isto para o Orkut, Twitter ou qualquer uma outra opção de rede social, tente ver o lado positivo delas.
A febre agora é o Twitter ( e nós do Odontosites já estamos lá é claro! www.twitter.com/odontosites ).
Saiu uma matéria na Revista Época, Exame PME ,ah e claro, no Fantástico. Ai pronto, virou mania no Brasil, deu no Fantástico , já viu né!!! É o Famoso “Efeito Fantástico”. (quer “seguir” o fantástico? www.twitter.com/showdavida) , Bem nosso perfil lá no twitter(@odontosites) é anterior a reportagem, mas é bem recente , aos poucos vai crescendo e vamos “Twittando” e aprendendo devagarzinho.
E Você tem perfil ou comunidade no Orkut? O que acha? E o twitter, já se cadastrou? Esta seguindo quantas pessoas e quantas já te seguem? Linguagem estranha né? Também achei no começo, depois acostuma.
E fica a grande pergunta:
“Mas afinal como posso usar estas redes sociais como ferramenta de marketing em odontologia?”
Falaremos disto no próximo post.
Forte abraço,
Marcos Rocha
7 Comments on “Marketing, Odontologia e as redes sociais Parte 1”