Como dentistas, saímos da faculdade preparados tecnicamente, sabemos fazer de tudo em termos de odontologia, mas administrativamente, bem ai já são outros quinhentos.
A vida profissional de um dentista segue mais ou menos uma rotina: Termina a graduação, trabalha alguns anos em um consultório como funcionário (às vezes no serviço público), faz uma especialização e depois de alguns anos monta seu próprio consultório (ou pensa em montar, enfim essa é a vida de dentista!
A fase de montagem do primeiro consultório é sempre um dilema na vida dos colegas, afinal ele já tem uma carteira de pacientes no outro consultório (que eticamente, lembre-se não é dele), uma renda “razoavelmente certa”, por que trocar o certo pelo duvidoso?
Bem minha experiência diz que se o profissional não tomar esta decisão em média com uns cinco anos de formado, em muitos casos, surge um arrependimento no futuro. Vêm sempre aqueles questionamentos, “Mas e se eu tivesse montado?”, “Será que estaria melhor?”, “Ganharia mais?”. Vemos histórias de sucesso e de fracasso e cada profissional tem que sentir na própria pele o gostinho de ter algo só seu, é como casa própria, nossa cultura nos instiga a ter uma, às vezes até sem ter condições reais de tê-la.
Segundo Edward Lorenz , pai da teoria do caos, empalestras que proferiu em 1972, apresentou a questão: ” Será que o bater das asas de uma borboleta no Brasil, provoca um tornado no Texas?“, A expressão Efeito Borboleta, se refere “a idéia de que as asas de uma borboleta provocam minúsculas mudanças na atmosfera , que acabem poor alterar a trajetória de um sistema tempestuoso, como um tornado, ou retardar, acelerar ou até evitar sua ocorrência em determinada localidade. De acordo com a teoria se a borboleta não tivesse batido as asas, a trajetória do tornado poderia ser diferente(1).
Um bom filme de ficcção que assisti recentemente e achei muito interessante pensando em termos de fazer ou não fazer algo é Efeito Borboleta (The Butterfly Effect) com Ashton Kutcher e Amy Smart, vale à pena assistir e pensar mais profundamente sobre o nosso processo de tomada de decisões atuais e como elas podem influenciar em nosso futuro. Quando pensar em montar um consultório, um pouco de bom senso não faz mal a ninguém. Montar um consultório, padaria, lanchonete, fabrica de instrumentos de odontologia, em primeiro lugar requer ter os pés no chão, estar interado da realidade que vai se apresentar adiante. Uma boa idéia é diferente de uma oportunidade de negócio. Alguns pontos importantes neste momento crítico devem ser levados em consideração e colocados na balança. Em pesquisa de 1999, o SEBRAE-SP(2) constatou que 35% das empresas fracassam no primeiro ano de operação, e 71 % não conseguem chegar a cinco anos de vida, por isto já entender que seu consultório é uma empresa e tratá-lo com tal desce o começo (quando digo começo, digo antes mesmo de escolher um ponto para montá-lo). Criar um novo negócio requer planejamento, cuidados, estruturação prévia. Veja algumas questões importantes:
- Qual será o investimento?
- Tenho recursos próprios para bancar o investimento inicial?
- Quanto vou precisar de capital de giro? Aliás como calcular o capital de giro?
- Conseguirei alcançar o ponto de equilíbrio em quanto tempo? Como calcular o ponto de equilíbrio?
Abaixo vamos detalhar um pouco mais esses itens, mas é interessante você estudar estes tópicos com mais profundidade:
- Investimento: é todo o capital aplicado na empresa, seja o capital social inicial, mais os aumentos (aporte) de capital adicional, mais os lucros reinvestidos na empresa.
- Investimento inicial: é o primeiro montante que você deverá ter disponível para dar inicio a montagem do consultório
- Capital de giro: é o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem (girar).
- Ponto de equilíbrio: é o valor ou a quantidade que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas. No ponto de equilíbrio, a empresa não terá lucro nem prejuízo, ou seja, está se pagando.
- Lucratividade: indica o percentual de ganho obtido sobre as vendas realizadas. A lucratividade esperada em consultórios de odontologia é em média de 20 a 30%.
- Rentabilidade: indica o percentual de remuneração do capital investido na empresa. A rentabilidade esperada para micro e pequenas empresas é de 2% a 4% ao mês sobre investimento.
- Retorno sobre o Investimento: A taxa de rentabilidade do investimento é calculada da seguinte forma: Lucro Líquido, dividido pelo Investimento.
Exemplo: Lucro Líquido mensal: R$ 2.000,00 Investimento total: R$ 80.000,00 Taxa de rentabilidade: 2,5 % ao mês O prazo de retorno do investimento: realizado é calculado da seguinte forma: Investimento, dividido pelo Lucro Líquido. Exemplo: Investimento total: R$ 80.000,00 Lucro Líquido mensal: R$ 2.000,00 Prazo de retorno: 40 meses. Ou seja, não há mais espaço no cenário atual de incertezas (e constantes crises) que estamos vivendo para “achismos” e se você não quer torrar seu “rico e suado dinheirinho”, vale a pena nos primeiros anos de formado, naquela fase “pré-montagem” se instruir, fazer cursos, aprender mais sobre administração e gestão e pesquisar e planejar muito. Atualmente não dá mais para acordar de manhã, abrir a janela e dizer: “Bem acho que o dia está lindo então vou montar um consultório e ficar rico”. A coisa não funciona assim (aliás, nunca funcionou, diga-se de passagem!!).
Só que não fique só planejando, tome uma atitude em algum momento e lembre-se:
“O futuro sempre está começando agora.”
Mark Strand
Se precisar de uma forcinha para dar um “START ” na seu consultório clique aqui
Boa sorte e um forte abraço,
Marcos Rocha
Referências Bibliograficas:
1. “Buterfly Efect”, Wikipedia, disponivel em http://en.wikipedia.org/wiki/Butterfly_effect
2. O Inicio de um novo negócio – um alerta ao empreendedor – Disponível em: http://www.sebraesp.com.br/sites/default/files/novo_negocio.pdf – Acesso em 28/03/09
3. Capital de giro: Wikipédia, a enciclopédia livre – Disponivel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capital_de_giro – Acesso em 28/03/09
4. SEBRAE SP disponível em: http://www.sebraesp.com.br/ Acesso em 28/03/09
5. Perguntas para uma boa idéia – MATOS , Antonio Carlos. Disponível em Odontosites – artigos – gestão – http://www.odontosites.com.br/Artigos/gestao/empreendedorismoemodontologia.htm Acesso em 28/03/09
6. Montar ou não montar meu consultório? Rocha, Marcos . Disponível em http://www.odontosites.com.br/odonto/gestao/montar-ou-nao-montar-meu-consultorio-dentario-eis-a-questao.html acesso em 28/03/09
7. Pensando em montar um consultório? Algumas dicas … Site ABCD – Disponível em http://www.abcdbrasil.org.br/socios_recemformado_oquefazernaativclin.html acesso em 28/03/09
gostaria que vc falace um pouco do mercado de trabalho aqui nos grandes centros ex sp rj mg entre outros, pois estou pensando em fazer este curso e nao quero me desepcionar depois sei que ha muitos consultorios mas sera q isso gera empregabilidade????
aguardo respostas se possivel no meu email.
parabens pelo blog ta sholl de bola gostei bastante do seu texto parabens
grato.
att joao henrique
Olá Marcos Rocha, sou leitor assíduo do seu blog Marketing em Odontologia, e te confesso que suas postagens me ajudam muito numa persepctiva mais empreendedora da Odontologia. Sou estudante de Odontologia da Universidade Federal da Bahia, curso o 2 ano ainda, mas me interesso muito por assuntos envolvidos em marketing. Queria te dar uma sugestão de uma postagem que me ajudaria e ajudaria também muitos jovens dentistas. Ainda estou no inicio da faculdade mas só de pensar na conclusão do curso e enfrentamento do mercado de trabalho me preocupo bastante. Entao queria te propor algumas postagens das melhores opções de caminhos a ser seguidos por nós jovens dentistas quando terminarmos a fase acadêmica. Será interessante que, assim que terminarmos, montar um consultório logo? Ou é melhor adquirir experiência primeiro? Vou logo pro interior pra ganhar dinheiro, estudo pra um concurso, ou faço logo uma especialização? Sao problemas como esses que nos jovens pensamos quando saimos da faculdade…se vc puder nos ajudar, serei muito grato!
Obrigado, e parabens pelo blog.
Aderbal Júnior
Ola aderbal, em primeiro lugar agradeço suas gentis palavras..
Veja o link:https://www.marketingemodontologia.com.br/2009/05/como-montar-meu-consultorio-de.html
E também:
https://www.marketingemodontologia.com.br/2009/03/dentista-sa.html
https://www.marketingemodontologia.com.br/category/consultorio/
Mas de qualquer forma agradeço suas sugestões e com certeza vou colocar em minha pauta para futuro posts…
Mais uma vez obrigado pela suas palavras e espero poder continuar contando com sua participação..
Abcs
Marcos rocha
Ricardo que bom que gostou. Volte sempre e contribua com sugestões que serão sempre muito bem vindas
abcs
marcos rocha
Gostei do texto e gostei do blog, vou adicionar à minha lista. Abs