Faça o seguinte exercicio mental:
- Imagine uma lagoa (bem calma!)
- agora imagine uma canoa (barco, caiaque ou algo que use remos para se deslocar!)
- e agora imagine quatro pessoas dentro desta canoa, cada uma com um remo.
- e por último tente imaginar duas remando para um lado e duas em sentido contrário
Bem você ja deve ter passado por esta experiência na vida ou ao menos visto alguém em uma situação parecida, o barco não sai do lugar ou começa a girar em seu próprio eixo, sendo, dependendo da situação, algo cômico.
Numa empresa ou consultório isto pode não ser tão divertido.
Conseguir gerenciar uma equipe é uma arte, alias ser lider é uma arte, mas não é impossivel, na verdade é algo que pode ser de certa forma aprendido ou ao menos tentado (minimizando conflitos internos)
Nínguem é sempre 100% certo nem tão pouco errado. Lidar com pessoas é uma das mais arduas tarefas dentro de uma empresa. Cada um apresenta caracteristicas que somada a outras do grupo faz o trabalho acontecer. Mas também cada um trás em sua formação pontos que podem em determinado momento ser negativos para a equipe. Logo encontrar o equilibrio é um trabalho constante do lider da equipe que normalmente na odontologia cabe oa Dentista.
Fazer o gol é o mais “fácil” vamos assim dizer, mas levar a bola ao pé do artilheiro é um trabalho que demanda união e em odontologia não é diferente.
Certa vez enchi a boca para defender meus funcionários perante alguem com um pouco mais de experiência e o que ele disse me deixou chocado. “Você não tem uma equipe ainda, o que você tem é uma porção de gente trabalhando juntas…” Ele estava coberto de razão pude perceber mais adiante.
Formar uma equipe demanda tempo e muito mais muito trabalho mesmo, mas é uma tarefa possivel.
Uma equipe consegue segurar o rojão da falta de um funcionário ( que em pequenas empresas chega a ser um desastre) e tem plena consciência que faltar é deixar os colegas literalmente em uma enrascada, por isto a falta quando ocorre é sempre muito bem adminstrada.
Você sabe que está no caminho certo e próximo de possuir uma equipe quando :
- a própria equipe administra os problemas e já trás as soluções prontas e os problemas resolvidos
- todos passam meses sem pisar na bola (faltas desnecessárias, saídas sem motivo etc)
- seus pacientes se sentem até constrangidos por faltar a uma consulta prejudicando a rotina da clínica e da equipe toda
- você percebe que seus fornecedores (dental , protéticos) sempre entregam tudo em dia sem muitas cobranças (e observe que de certa forma eles também fazem parte do time!!!)
- a rotina de sua clínica ou consultório é mantida sob controle mesmo sem você por perto
- existe um espirito real de confiança mútua entre todos
Atenção: ter uma equipe é diferente de sair prá tomar chopinho no fim do expediente com todo mundo (aliás a lei seca está ai!!!)
Remar na mesma direção é ter uma equipe comprometida com o negócio como se fosse seu. Por isto é importante remunerar adequadamente, respeitar as limitações de cada um, motivar e elogiar sempre e de forma honesta os acertos e tentar corrigir os erros de forma aberta e com naturalidade.
Não exija mais que o combinado ou mais do que você pode exigir pelo que você paga. De ferramentas para sue equipe desenvolver o trabalho de forma adequada. Não reclame sem antes verificar o que realmente aconteceu.
O trato com pessoas é sempre muito delicado, cada um tem uma história “escondida”, um passado meio “subliminar” que por vezes é disparado por uma palavra ou gesto infeliz ou mal colocado em um momento de pura bobeira ou infelicidade, por isto todo cuidado é pouco. Com o tempo, os funcionários ou pares acabam virando cumplices e acabamos meio que tendo quase um casamento paralelo, já nos conhecem e também os conhecemos só de olhar, mas antes que cheguemos a esta fase é bom ter cuidado. Mas acredite, vale a pena pois nada melhor que trabalhar ao lado de pessoas que fazer de tudo para a empresa ir pra frente e remam sempre na mesma direção.
Bem tem uma série de outros aspectos importantes em uma equipe e trataremos deles adiante.
Um forte abraço
Marcos Rocha
nelma , sempre bom ver os amigos por aqui.
Que bom que esta gostando, o blog está sempre aberto a seus comentários e artigos se houver…
beijo grande
marcos
Essa foi ótima… aqui ficamos literalmente num barquinho…
Marcos, continue , estou adorando seus posts
Abraços
Nelma