Bem uma dúvida freqüente enviada pelos nossos visitantes é a seguinte:
“-Marketing é propaganda?”
Na verdade a propaganda é apenas umas das várias ferramentas que podemos utilizar no marketing…
Criar uma estratégia de marketing para seu consultório é muito mais que fazer uma “propaganda“.
A estratégia de marketing deve contemplar principalmente todos os aspectos de sua rotina, veja exemplos abaixo:
- Atendimento telefônico, agendamento
- Atendimento da recepcionista
- Controle de pagamentos e retornos de pacientes – Organização do consultório
- Ambiente físico do consultório, local , facilidades de acesso , estacionamento etc
- Clima organizacional – gestão da equipe e de conflitos
São os primeiros pontos a serem levados em consideração , depois passaremos a parte técnica propriamente dita, a saber:
- Atendimento da equipe técnica (ACD,THD, Protético)
- Atendimento do Dentista
- Serviço prestado em si
- Valor do serviço
- Percepção de custo versus beneficio do tratamento ( aqui não é so o valor monetário que está em questão)
Bem, se tudo der certo passaremos adiante ao “pós-venda”…
- Percepção do paciente sobre a finalização do tratamento
- Indicação dos serviços do profissionais a outros pacientes
Tradicionalmente o dentista acredita que se o seu paciente está satisfeito com seu atendimento técnico ele o irá indicar a outros, mas nem sempre isto acontece. Por que será?
Bem as fases acima devem ser analisadas cuidadosamente e com a parte racional do cérebro, deixando de lado a emoção. Começar a pensar no consultório como uma empresa já ajuda bastante.
Nos próximos posts tentaremos explanar um pouco sobre os tópicos levantados acima.
Um forte abraço,
Marcos Rocha