Mais poder de compra, mais pacientes?

“A classe média brasileira chegou a 51,89% do total da população do país em abril de 2008.” Amplamente noticiado em todas as mídias os dados foram divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV), e nos abre um horizonte amplo para a odontologia.
O estudo mostra que a ampliação do crédito tem sido mola propulsora em diversos segmentos e é hora do dentista aproveitar este onda e ampliar e por que não dizer recompor sua carteira de clientes.
Um dos grandes erros (ou miopia)que observamos na odontologia é um fator histórico que remonta os primeiros tempos da odontologia que impede o dentista de entender que o seu paciente é um cliente e assim deve ser tratado. O dentista deve ser um vendedor na concepção da palavra, por que não dizer. Lógico que o que “vendemos” é em primeiro lugar saúde, mas a estética, a perfeição, a beleza do sorriso são outros atributos que temos que incluir em nosso mix .
Tratar nosso paciente de forma profissional ( tecnicamente) não nos impede de vê-lo como cliente e neste intuito aconselho alguns truques para você fidelizar e fazer de seu cliente um divulgador de seus serviços, lembre-se o boca-a-boca ainda é o mais poderoso instrumento de publicidade em odontologia.
  1. Chame seu cliente/paciente pelo nome SEMPRE
  2. Olhe nos olhos de seu cliente e se possivel decore a cor (exagero meu a última parte!)
  3. Saiba detalhes de sua vida, filhos, preferências, aniversário, time de futebol, etc
  4. Ofereça sempre várias alternativas de pagamento e sempre que possivel facilite
  5. Fuja dos descontos. Descontos normalmente não são bons para quem dá e nunca são suficiente para quem recebe, invista um valor que seria dado como desconto em algo que o paciente veja como valor agregado para ele, por exemplo flores, bombons, kits de escovas de dentes e higiene dental em geral. Raciocine comigo, se você fecha um tratamento de R$ 1500,00 e da um desconto de 10% ( R$ 150,00) quanto agrado você poderia dar a seu paciente com este dinheiro, ou seja se ele realmente vê este dinheiro que ele pagou retornar em beneficio ele com certeza se sentira satisfeito no fim do tratamento. Ou seja dando desconto você perde a oportunidade de agradar seu cliente ( em uma analise mais profunda)
  6. Tenha uma equipe comprometida (mesmo!)
  7. Invista muito (mesmo!) em uma equipe comprometida
  8. Invista em seu ambiente interno
  9. Invista em atendimento que encante sempre seu cliente
  10. Seja humilde ( este as vezes é o mais complicado de ser implantado, acredite!)

O Comandante Rolim Adolpho Amaro, estendia o tapete vermelho aos clientes da TAM nos primordios da empresa e cumprimentava um a um os passageiros que entravam em seus aviões, pense nisto.

Dicas de literatura:

Boa semana a todos
Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

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One Comment on “Mais poder de compra, mais pacientes?”

  1. Muito bom o artigo!

    É exatamente o que devemos começar a pensar… Como a Odontologia pode agregar valor de verdade aos tratamentos!!! Porque não focar em estética, auto-estima, saúde lógico, mas o que a saúde dos dentes pode trazer? Possibilidades de fazer a pessoa mais feliz! Um pessoa com saúde bucal precária possui auto-estima baixa, esta pessoa não sorrir! Não possui uma boa mastigação, o que acarreta uma série de problemas físicos e psicológicos.
    Vou te falar uma coisa, as vezes me decpciono muuuuito com os profissionais dentistas! Como eles têm ainda uma visão tão miope?
    Mas, não vou desistir e tenho certeza que iremos assistir a evolução da Odontologia. Uma odontologia séria e inovadora!Evolução esssa que já começa acontecer… Devagar! Mas já começou!

    Abs,

    Nisia Teles

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