A Ortodontia foi uma das especialidades com maior crescimento nos últimos dez anos, ficando atrás somente,talvez, da implantodontia.
Ortodontia cresceu tanto devido:
- Ao grande número de pacientes que buscam melhorar o aspecto estético de seus sorrisos;
- Aumento do poder aquisitivo da população mais pobre (Classes C e D)
O crescimento da procura por tratamento ortodôntico causou uma grande abertura de cursos (nem sempre muito bons, diga-se de passagem), isso jogou mais profissionais no mercado (mais do que o mercado comporta em determinados lugares).
Bem e o que isso ocasiona? Uma certa “canibalização” da especialidade. Ou seja como temos um número muito grande de ortodontistas a concorrência acabou se tornando predatória, principalmente nos grandes centros.
E como faço então para aumentar o número de pacientes de ortodontia?
Bem a resposta é : Atendimento diferenciado.
O aparelho ortodôntico é por si só uma forma de divulgar seus serviços. Quando um paciente faz uma restauração, um canal ou outro procedimento odontológico, ele não sai por ai mostrando para todo mundo, já no caso do tratamento ortodôntico , literalmente “tá na cara” !! Atender bem seu paciente é fundamental.
Veja que na ortodontia, o aparelho ortodôntico (sim os brackets, fios e borrachinhas) são um outdoor (ou seria melhor dizer “indoor‘, pois está dentro da cavidade bucal?). Pense seu paciente sai por ai desfilando um “sorriso metálico” que diz literalmente que ele está se tratando com um Ortodontista. Logo, dai a ele dar seu telefone a um amigo ou conhecido que lhe pergunta onde ele faz o tratamento é um passo..
Tratar bem seu paciente é um bom começo para conseguir novos pacientes de ortodontia.
A manutenção cobrada na ortodontia é uma forma de você “segurar” seus pacientes por um bom tempo, as vezes cerca de 24 meses em média, certo? E por que não usar a manutenção como uma ferramenta de divulgação ampliação de seus serviços?
Um dos grandes problemas da ortodontia e fazer com que os pacientes mantenham o plano de tratamento até o fim.. Ja vi uma franquia que sorteava prêmios aos pacientes que não atrasavam as mensalidades, e outras ações com a finalidade de além de fidelizar o paciente estimulam o pagamento em dia.
Fazer campanhas como a citada acima adequando ela a sua realidade ( de sua cidade, região, público) é uma ótima opção. Por exemplo você pode fazer :
- um sorteio de algo aos pacientes que mais indicarem outros amigos,
- fazer um dia por mês voltado somente para avaliação de novos casos (quase um multirão),
- oferecer descontos nas mensalidades a pacientes que indicarem pacientes que lhe trouxerem novos pacientes,
- descontos progressivos para pacientes que pagam mensalidades em dia.
- Fazer visitas às escolas da região falando sobre saúde bucal e de “quebra” convidando os pais a levarem os filhos para uma avaliação.
- Fazer tratamento de crianças carentes com custo reduzido ou mesmo zero (acão social – Papai do Céu sempre te dará em dobro, acredite!!)
- Que tal bolar um adesivo? Um para meninos e outro pra meninas com um “sorriso metálico“que podem ser colados em bicicletas, skates, carros, cadernos escolares.. nestes casos você nem precisa por seu nome e telefone, pois o próprio paciente será questionado onde ele esta se tratando.. Isso é uma campanha legal a ser feita com crianças e adolescentes que adoram um adesivo “descolado” ou melhor colado… Mas faça algo que não denote propaganda..
O Marketing mais efetivo será aquele que você fizer sem parecer estar vendendo nada, é como o boca-a-boca.. Vai te trazer muito retorno acredite.
Bem deixo também algumas dicas de literatura que que vale muito a pena deixar na cabeceira e dar uma lida SEMPRE :
- Marketing para Dentistas – Orientações ao Consultório-Empresa – Plínio Augusto Rehse Tomaz
- Capacitação em Administração e Marketing na Odontologia-Plinio Marcos Modaffore/Bernardino Marques De Figueiredo
- Porque alguns fazem sucesso em odontologia-Elias Kassis
Agora se você quiser conhecer a nossa consultoria para dentistas , fale conosco.
Bem e você que táticas já utilizou em seu consultório de ortodontia que deram um retorno legal? Campartilhe conosco.
Boa sorte em sua empreitada ortodôntica.
Marcos Rocha
OLA PARABENS PELO BLOG
QUAL A MELHOR MANEIRA DE OBTER CLIENTES PARA APARELHO ORTODONTICO.
Da uma olhada neste programa Edvaldo
https://www.marketingemodontologia.com.br/consultoria-odontologica/programa-start/
abcs
marcos rocha
Olá! Li os posts e achei muito interessante.
Existem hoje uma série de aspectos que devem ser observados!
SEU CONSULTÓRIO É: LIMPO, BEM DECORADO, COM BOM ATENDIMENTO, CLAREZA NA APRESENTAÇAO DO CASO, QUAL O CHEIRO, TEM REVISTAS NOVAS,QUAL TIPO DE MÚSICA, SE EU JOGAR SEU NOME NA INTERNET ELE APARECE COMO DENTISTA COM SEU TELEFONE E ENDEREÇO, VOCE ENVIA LEMBRETES A CADA SEIS MESES VIA SMS PARA SEUS ANTIGOS PACIENTES OS CHAMANDO PARA REVISAO, VOCÊ CONTA NO JORNAL DO BAIRRO QUEM É VOCÊ E SUA ESPECIALIDADE E DO QUE ELA TRATA, VOCE MANDA CARTOES DE NATAL, VOCE INAUGUROU SEU CONSULTORIO E CONVIDOU SEUS AMIGOS DE INFANCIA, TIAS, AMIGAS DE OUTRAS PROFISSOES OU ATE COLEGAS DE ESPECIALIDADES DIFERENTES, VOCÊ TEM UM MAPAPELARIA COMPLETA BEM ELABORADA, QUAIS AS CONDICOES DE PAGAMENTO?
Quem é você meu colega?
Vamos criar uma intimidade sem mesmo conhecer as pessoas?! SIM, SIM, SIM.
Veja em nenhum momento falei em preço, porque preço não é parâmetro de concorrência.
Isto deu certo para mim. Cobro ,mais caro que meus vizinhos, mas faço as pessoas perceberem o porquê!
Grande abraço
Boas suas colocações Carla.
Concordo plenamento com você. Conte-nos mais sobre suas estratégias de marketing que deram certo.
Obrigado por sua participação.
abcs
Ola Marcos Boa Tarde ! ! !
Gostaria de parabeniza-lo pelo ótimo blog, não conhecia teu trabalho,
é de excelente qualidade e muito oportuno, gostaria de saber onde posso arrumar material ( Leia-se Artigos free ), ou quais livros vc me indicaria, para obter mais informações nesse complicado mundo do Marketing Odontológico, ou se vc teria algumas idéias pra me ajudar nesse quesito, tenho empresa de ortodontia a + de 10 anos e estou sofrendo baixa de pacientes por clinicas “Populares” tenho sede própria com uns 90m, climatizado, 2 cadeiras odontológicas, tv por assinatura, sou especialista com diploma reconhecido pelo MEC tudo certinho, minha clinica é no 6º andar de um predio no centro de minha cidade.
No aguardo
Parabens pelo Blog
Fabricio cuidado com o que você denomina “clinicas populares”. O antigo modelo de clinica POP para atender o povão não funciona mais como antigamente.
Nem sempre você está perdendo pacientes para as famosas clinicas “pops” e sim para outros concorrentes, como por exemplo smart fones, tvs de 50 polegadas etc.
Outro detalhe é que o modelo de
clinica popularse transformou em um modelo de clinica acessivel a populaçao classe C que esta em ascenção atualmente em nosso pais.Nos ultimos 5 anos mais de 40 milhoes de brasileiros passaram a fazer parte da classe C e ela já tem um total de 107milhoes de brasileiros, nada mal não é mesmo?
O paciente da classe C quer sim fazer um tratamento ortodontico, ele ja tem condiçao de fazer esse tratamento e de pagá-lo, pois o nivel de renda medio das familias de classe C é de cerca de R$ 2.500.00/mes, logo um tratamento ortodontico é sim “pagavel”. Mas essa nova classe C nao quer mais ser atendida em “muquifos” ou nos antigos modelos de clinica pop que pipocaram no Brasil a cerca de 15 anos atrás. Eles querem ser atendidos em lugares antes somente frequentados pela classe A e B. Lugares bonitos, limpos, bem cuidados, bem decorados, com facil localizaçao.. Ou seja um lugar bem legal!
Então você me pergunta: O que faço?
Minha opinião, estude os hábitos da classe C, aprenda a atender esse paciente, não se melindre. Mas cuidado com muita ostentação e também com as “prestações” que você irá cobrar, pois elas devem caber no bolso do seu paciente, junto com os carnes das casas bahia, marabras e Magazine Luiza, alem das contas da tv por assinatura e internet.
Outra coisa importante é descobrir como anunciar para essa nova classe C.
Essas são as duas grande sacada: Como ser visto e como fazer um tratamento que caiba no orçamento dos pacientes das classes em ascenção.
Faz uns testes e depois me conta o que aconteceu, ok?
Boa sorte e forte abraço
Olá Marcos!
Nao conhecia esse blog…..muito interessante os comentários e dicas nele inseridas.
Parabéns pela iniciativa. Pode ter certeza que ajuda o amadurecimento de toda classe com esses posts.
Gostaria de receber esses postas em meu e mail…se possível!!
Grato!!
Legal que gostou Ricardo..
Entre para nosso time e ajude-nos a melhorar tanto o blog como nossa profissão com sua opinião.
Abcs
Marcos Rocha
Olá Marcos,
Inauguramos recentemente uma clínica odontologica.O espaço tem 90 m2; utilizado parcialmente com 2 consultórios. O local tem grande movimentação de pedestres; fica ao lado da estação Tucuruvi do Metro.
Estamos entregando cartão de visita aos pedestres, em grande quantidade, mas os resultados não têm sido bons.
Você poderia indicar alguma empresa que fizesse um trabalho de conquista de clientes/implantação de modelo mais adequado de divulgação?
Obrigado
Carlos
Oi Carlos, obrigado pela sua visita.
Infelizmente não tenho nenhuma indicação para você no momento. e sinceramente acho que captação de clientes a gente faz é no dia a dia e com um período de tempo adequado e não do dia pra noite. Ou seja vcoê tem que esperar o seu negócio começar a andar, não podemos colocar o carro na frente dos bois, se é que me entende.
A técnica de entregar panfletos, cartoes, etc, além de ser condenada eticamente realmente não irá produzir muito retorno.(Com preços de procedimentos então é pior ainda!!!)
Investir em uma publicidade mais ampl e também em artigos em jornais da região, relacionamento com possiveis pacientes em centros comunitários, escolas, clubes etc da região a médio prazo pode surtir um bom efeito.
Como você citou que esta próximo do metro utilize essa facilidade que sabemos que é um enorme diferencial na capital de SP. Quem sabe o jornal que é distribuido no metro não seja um bom veiculo para você divulgar sua clinica. Em um trabalho realizado com um cliente com anuncios neste veiculo, de forma bastante ética, diga-se de passagem, e o resultado foi realmente impressionante.
Mas cuidado para não gerar uma demanda maior do que sua estrutura pode suportar, isso pode queimar seu negócio.
faça pequenos testes e veja se o resultado fica dentro do esperado, ou próximo dele. Então vá aumentado gradativamente sua verba em marketing.
Boa sorte e depois conta pra gente o que fez.
att
Marcos Rocha
Olá,
Sou engenheiro e minha noiva é Dentista formada a mais de 12 anos. Porém vejo o drama que ela vem passando referente a dificuldade em se manter financeiramente.
Mesmo tendo seu consultório próprio todo montado, hoje ela somente trabalha em dois consultório como prestadora de serviço e ganhando somente 40% dos procedimentos realizados (que aliás acho uma exploração que todos os dentistas fazem com a própria classe). E hoje ela não tem nenhum paciente em seu próprio consultório.
Gostaria de saber se tem alguma dica ou se pode indicar onde podemos encontrar alguma resposta de como fazer para ganhar dinheiro e conquistar pacientes para o seu consultório próprio, pois acho um desperdício enorme ter um consultório todo montado parado, dando somente despesa de aluguel, e trabalhar para os outros.
Será que o ponto escolhido foi errado? Como atrair pacientes? Plano odontológico seria uma opção?
Desde já agradeço!!!!
Oi gustavo, obrigado pelo seu contato.
Entendo seu dilema.
Meu blog esta recheado de dicas, tente dar uma lida nos artigos e quem sabe aprofundar-se no estudo do marketing e gestão.
Realmente acho um desperdicio sua noiva ter um NEGOCIO próprio e trabalhar para outros colegas em regimes que beiram a desonestidade (mas o mercado é assim e ele se regula por si só).
Enfim, as coisas em odontologia ( e em quase todas as profissões) nao acontecem da noite pro dia, logo só muito trabalho e dedicação é que vão trazer os frutos. Sua noiva ja tem 12 anos de formada, seria interessante ela se dideicar mais a seu próprio consultório.
Desejo boa sorte a sua noiva.
Marcos,
Sempre leio os seus posts e mais uma vez, você escreveu algo legal.
Sobre os sites de compra coletiva, creio que os colegas devem repensar sobre este conceito. Ainda que não tivesse proibição dos nossos Conselhos, a compra coletiva não gera valor para o profissional. Não vamos fidelizar nossos pacientes com compra coletiva. Este paciente só busca preço. Tudo o que você mencionou acima se perde quando temos um paciente que veio através deu cupom de desconto.
O que tem me ajudado a divulgar meu trabalho é criar meu perfil em sites para divulgação de trabalho de dentistas. Já criei em vários, mas o http://www.indike.com.br foi o que mais me agradou.
abraços,
Flávio Coelho
nos sites de compras coletivas o q podemos colocar. sei q preço nao pode e o que mais nao pode ser colocado para o conselho pegar no meu pé? COMO FAÇO ORTO IMAGINEI FAZER UMA CHAMADA COM MEU NOME, CRO, ENDEREÇO, OFERECENDO VARIAS OPORTUNIDADES DE DEIXAR SEU SORRISO MAIS ALINHADO E NIVELADO COLOCANDO APARELHO ORTOTONTICO DEPOIS DE FEITA UMA AVALIAÇAO SE É NECESSARIO O USO DE APARELHO AI SIM COMPRAR O PACOTE PELO SITE. O QUE ACHA? SERA Q ASSIM PODE? ME AJUDE Q NA MINHA CIDADE TA DIFICIL.
AGUARDO RESPOSTA!
KARLA FERREIRA
Karla interessante sua colocação.
Mas pensando em compras coletivas onde o que atrai o visitante é o preço, como atrai-la a comprar algo sem oferecer um preço atraente?
Eu fugiria deste caminho.
há diversas outras formas de fazer marketing sem afrontar tão diretamente o código de ética odontológico.
abcs
marcos rocha
Olá Marcos, bom dia!!!
Meu nome é Bruno sou Administrador e marido de uma dentista.
Leio muito seus posts e venho aqui para saber se você poderia nos ajudar tirando algumas de nossas dúvidas?
É que surgiu uma oportunidade de instalarmos uma clínica odontológica bem próxima a um hospital que está para ser inaugurado. Gostaria de saber se é vantajoso ou não tal localização. Se traz benefícios ou malefícios ter a clínica próxima a um hospital.
Poderia nos dar algum exemplo?
Desde já agradecemos muito a atenção!
Eduardo, normalmente hospitais acabam trazendo alem de pacientes, muitos fucnionários, e outros serviços da área de saúde para seu entorno.
Não é o hospital que vocês tem que analisar e sim a redondeza, o bairro, o nivel de renda , estrutura de transportes entende. Acho que o hospital será um agregador desde que vocês pretendam atender o publico alvo deles, incluindo também fucnionários.
Espero ter ajudado.
att
Marcos Rocha
estas ações são interessantes e funcionam. o boca-a-boca é a melhor propaganda. um grande problema que enxergo, além dos dentistas despreparados que fazem “ortodontia”, é o valor predatório das manutenções e a consequente desvalorização do profissional que passou 5 anos na faculdade, mais especialização. sei que a lei protege quem se forma e autoriza a fazer a disciplina. a grande variação de preços é para baixo. têm dentistas cobrando menos que convênio! os clientes estão querendo preço justamente pela ação de leilão dos dentistas. além do mais o outro ponto é convênios. até qdo nossas entidades CRO, Sindicatos, ABO, Federação e demais irão enfrentar os convênios por valores melhores. o exemplo da classe médica deve ser seguido, mostram união quando o assunto é defesa da classe.
A verdade é que com a abertura indiscriminada de faculdades caça níquel , essas clínicas pops e franquias a odontologia acabou como profissão ,vc não consegue mais manter uma família sendo dentista essa é a dura realidade, ou se contenta em ser explorado por essas empresas, morrendo de trabalhar ganhando uma miséria ou mude de profissão.