Atualmente escutamos na maioria dos consultórios de odontologia que fazemos consultoria que atender bem o paciente é o que há de mais importante. Entretanto, na prática o foco parece não ser exatamente esse e sim em diversas outras áreas que acabam desviando o foco que deveria estar no cliente/paciente.
Em todos os segmentos é sempre necessário o negócio/empresa demonstrar empatia com seus consumidores e em odontologia não seria diferente. O atendimento deve ser estruturado para facilitar a vida do paciente e na verdade o que acontece é que muito do que se faz é (na verdade) para facilitar a vida do dono do negócio, dos funcionários e assim por diante, tirando o foco principal do mais importante, ou seja, o PACIENTE.
Em muitos consultórios temos diversos processos que na teoria são são lindos, mas que na prática não funcionam, como por exemplo canais de comunicação e de feedback. Esses são canais que se funcionam bem podem trazer opiniões importantes mas nem sempre agradáveis.
Então vamos as dicas para atender bem:
- Criar canais de comunicação adequados a seu cliente/público alvo: Mais do que criar vários tipos de forma de seu paciente entrar em contato com você ou seu consultório, é importante fazer uma pesquisa com seus clientes/pacientes e saber qual a que ele mais usa e que vai facilitar mais sua comunicação com ele. De nada adianta ter um site com fale conosco se o seu cliente prefere usar o whatsapp ou skype para ser contactado. Logo é pertinente escutar seu cliente antes de montar uma estratégia de comunicação que lhe traga resultados efetivos.
- Utilizar as redes sociais: Saber utilizar as redes sociais de maneira corporativa e trazendo material informativo relacionado a tratamentos que você oferece em seu consultório com certeza poderá agregar valor a seu atendimento e lhe ajudando a manter uma “linha direta” com seu paciente. Mas atenção, todo cuidado é pouco para não usar estratégias que comprometam negativamente sua presença nas redes sociais. (Redes sociais – clique aqui e leia aqui artigos relacionados).
- Crie programas de incentivo remunerado para seus funcionários : Simplesmente pedir para que seu funcionário atenda bem seu paciente sem metas especificas e sem incentivos financeiros normalmente não vai lhe proporcionar grandes ganhos. Criar uma política clara que remunere seu colaborador que mais se empenhe no atendimento pode ser uma excelente idéia. Essa política deve ser discutida com toda a equipe e as regras devem ser claras e simples sem muita complicação. Quanto mais simples melhor.
- Ofereça o suporte necessário ao atendimento: Ambiente físico que proporcionem conforto térmico, visual, acústico tanto a equipe como a seus pacientes é fundamental para que seu atendimento seja considerado excelente. Tome cuidado com os detalhes que as vezes passam despercebidos, sente em sua sala de espera, tente estacionar seu carro no estacionamento conveniado, use o lavabo da sala de espera, assista a tv que seu paciente vai assistir… Ou seja se coloque na posição de seu paciente e veja se você aprova seu consultório do ponto de vista dele.
- Dê mais autonomia a seus colaboradores: Não centralize todos os processos em você. Aprenda a delegar e deixar seus colaborador AGIR. Ofereça treinamentos adequados e dê a sua equipe a liberdade de resolver pequenos problemas dentro de suas competências. Isso vai lhe fazer ganhar muito tempo e melhorar o fluxo de atendimento, destravando pequenas demandas que com certeza lhe tomariam tempo precioso.
Usando as dicas acima e outras , temos conseguido melhorar o atendimento e gerar fidelização em nossas consultorias em consultórios e clinicas de odontologia.
E você, como tem melhorado o atendimento a seus pacientes? Conta para a gente ai nos comentários.
Forte abraço,
Marcos Rocha
Muito bom, parabens! Dicas simples mas que ajudam muito a melhorar o atendimento
São excelentes dicas. Num consultório de dentista, numa clínica dentária tudo funcionará melhor se pensarmos no principal, tratar o paciente e fazer com que este se sinta bem connosco e que saia satisfeito.