“Uma grande atitude não é resultado do sucesso, o sucesso é o resultado de uma grande atitude.”
Earl Nightingale
O odontologia é uma profissão solitária por si só. Fazer procedimentos na cavidade bucal acaba levando, na maioria dos casos, o dentista a trabalhar sozinho ou com uma auxiliar no máximo. Mas mesmo trabalhando sozinho quando esta realizando o procedimento em si, utilizando toda sua técnica e habilidades desenvolvidas em anos de treinamento, o dentista precisa desenvolver outras competências, entre elas a comunicação.
Em minha opinão para você ser um excelente dentista, se tornar um lider no seu segmento, sua cidade, seu estado, sua especialidade, a comunicação é uma das principais competências que devem ser treinadas.
Comunicação em odontologia
Veja que interessante: de nada adiantará você ser um excelente cirurgião dentista, com centenas de cursos, habilidades técnicas impressionantes que você desenvolveu ao longo de longos de estudo e dedicação se você não conseguir comunicar isso para além das paredes de seu consultório. O marketing aqui pode ser um grande aliado, mas a comunicação para o cirurgião dentista começa no primeiro contato com o seu paciente, como ele passa as informações técnicas de forma que seja entendido e como sabe interpretar o que seu paciente está lhe pedindo. Ou seja, comunicação é algo imprescindível e a praticamos no dia a dia, em maior ou menor escala, e ai pode estar uma poderosa arma para você se destacar no meio da multidão. E olha nem estou entrando no mérito do marketing, da publicidade.. Estou falando do bate papo com seu paciente ainda sentado em sua cadeira.
Competências
Quando falamos em competências, como comunicação, liderança, relacionamento social, algumas pessoas que não as possuem dissem que não nasceram para isso, não tem o dom, talento de se comunicar ou algo do gênero. Felizmente a competência de comunicação é algo que podemos treinar. Todos podemos desenvolver determinadas competências após ter consciência de que precisaremos delas e após treinamos muito e de forma continua. A palavra chave aqui é TREINAR.
Então vamos ao que interessa
A capacidade de se comunicar de forma eficaz é muito importante nos relacionamentos, meio acadêmico e trabalho. Procure então desenvolver suas competências de comunicação, veja abaixo algumas dicas para melhorar a sua comunicação:
- Domine a linguagem verbal e desenvolva a capacidade de falar com clareza e objetividade – seja claro e vá direto ao ponto. Enrolação não leva ninguém a lugar nenhum
- Domine a sua linguagem corporal – seu corpo se comunica e muitas vezes antes de você abrir sua boca seu interlocutor já sabe o que esta por vir! Durante o dialogo use gestos e faça seu corpo inteiro participar da conversa. Evite cruzar os braços ou conversar com as mão no bolso, isso pode indicar tensão e desinteresse respectivamente. Mantenha uma postura relaxada.
- Estabeleça contato visual – independente de estar falando ou ouvindo, olhar nos olhos de seu interlocutor pode favorecer o entendimento. A pessoa vai se sentir acolhida e com certeza o dialogo fluíra melhor e mais facilmente. Nunca desvie o olhar de seu interlocutor, isso pode demonstrar medo ou insegurança. Uma dica interessante é ficr desviando seu olhar hora se fixando no olho direito, hora no olho esquerdo. Isso da um sentido de atenção e diminui a chance de voê se distrair se a conversa se estender muito.
- Escute ativamente e com 100% de sua atenção direcionada para seu interlocutor – nada pior do que um dialogo onde uma das pessoas esta atendendo um celular ou distraída com a televisão ou qualquer outra coisa do tipo. Em seu consultório concentre-se em seu paciente ou em sua equipe quando estiver no meio de um dialogo.
- Seja convincente durante a comunicação, crie empatia com seu intelocutor e faça com que ele compreenda o que você realmente esta falando. Pergunte sempre se ficou claro!
- Formule perguntas e respostas positivas e que levem seu interlocutor a raciocionar de forma a acrescentar algo melhor ao dialogo – evite inserir palavras negativas em suas perguntas ou respostas.
- Ouça atentamente e processe totalmente a questão antes de respondê-la. Isso vai diminuir o risco de você dar respostas equivocadas.
- Estimule seu interlocutor a sair da zona de conforto em que se encontra, mas cuidado para não parecer agressivo e deixá-lo na defensiva.
Se você enfrenta problemas de comunicação, procure praticar as dicas acima. Tente processar melhor as informações antes de responder alguma pergunta. Se não souber a resposta não tenha medo de pedir um tempo para analisar a situação. Use de sinceridade. Treinamento é a melhor solução para potencializar suas habilidades.
Boa sorte,
Comunicação: investir em muito treinamento!