Em Odontologia é importante que você entenda e saiba diferenciar :
- Necessidade
- Desejo
- Demanda.
Necessidades descrevem exigências básicas do ser humano, ou seja , comida, ar, água, roupa e abrigo para sobreviver. Nós, humanos, temos outras necessidades além das básicas, aceitação social, recreação, beleza.
Estas necessidades se tornam desejos quando são dirigidas a objetos específicos capazes de satisfazê-las. Desejos são moldados pela sociedade em que vivemos.
Vamos levar istes conceitos para odontologia, ou seja necessidades basicas e secundárias.
O básico em odontologia é curar, cessar ou evitar a dor .O “a mais” seria a beleza, a estética e este é o desejo que o dentista, após cuidar da saúde bucal, deve gerar em seus pacientes.
Demandas são desejos por algo específico que a pessoa tem possibilidade de pagar. Muitos querem ter um carro de luxo, mas poucos podem pagar por ele. Muitos pacientes querem uma reabilitação total com implantes, mas quantos realmente podem pagar por isto?
No seu consultório você deve saber mensurar não apenas quantos pacientes desejam um determinado tipo de tratamento (implantes por exemplo), mas também quantos estão efetivamente dispostos e aptos a pagar por ele.
Ou seja não adianta gerar uma demanda que não poderá ser “adquirida” pelo seu público alvo.
O marketing não vai criar uma necessidade em seus pacientes, ou seja a necessidade de estar bonito ele já tem, você vai utilizar técnicas de marketing para influenciar os desejos de seus pacientes e direcionar soluções que satisfaçam eles.
A Ortodontia, a Estética a implantodontia podem utilizar estes recursos de marketing e alavancar o movimento em sua clínica.
Crie em seu consultório estratégias que elevem o grau de aceitação de seus pacientes a novos tratamentos.
Bem
Um forte abraço,
Bibliografia :
Kottler, P., Adm. de Marketing, 10º Ed.