“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
Sun Tzu – A Arte da Guerra
ANÁLISE SWOT
O termo SWOT na verdade é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) oriundo do inglês.
A Análise SWOT é um sistema simples utilizado para verificar a posição estratégica da empresa. Essa técnica foi creditada por Albert Humphrey, lider do projeto de pesquisa na Universidade de Stanford – EUA nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações. Alguns autores afirmam que a idéia da análise SWOT já era utilizada há mais de dois mil anos quando cita em uma epígrafe um conselho de Sun Tzu no livro a Arte da Guerra (leia no ínicio do artigo). Apesar de bastante divulgada e citada por autores, é difícil encontrar uma literatura que aborde diretamente esse tema.
Esta Análise se divide da seguinte forma:
- Ambiente interno (Forças e Fraquezas) – Principais aspectos que diferencia a empresa dos seus concorrentes
- Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças)- Corresponde às perspectivas de evolução de mercado; fatores provenientes de mercado e meio envolvente (decisões e circunstâncias externas ao poder de decisão da empresa).
As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos. Sendo definidas;
- Strenghts – Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes,
- Weaknesses – Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes no ambiente interno e no ambiente externo
- Opportunities – Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa,
- Threats – Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.
Análise SWOT – Importância para odontologia
A análise SWOT em odontologia permite evidenciar a se a operação está adequada para responder alguns dos problemas e/ou necessidades do segmento, realçando a natureza e a dimensão dos problemas, apresentando as respostas à totalidade existentes.
A solução para muitos dos problemas e ameaças apresentados através da análise SWOT está agregada em reformas estruturais, as quais estão acima das questões financeiras.
De modo geral a analise SWOT vai lhe dar condições de realçar suas forças e minimizar suas fraquezas.
Exemplo
SWOT da análise aferida em clínica de odontologia (todas as especialidades)
FORÇAS (Strengths)
- Atendimento diferenciado
- Tempo no mercado
- Infra estrutura adequada
- Atende todas as especialidades
- Agenda com bastante horários para atendimentos
FRAQUEZAS (Weaknesses)
- Atraso de profissionais
- equipe pouco comprometida
- Alta rotatividade de funcionários
- Pouco conhecimento por parte dos donos na parte de gestão
- Falta de tecnologia de ponta
- Comunicação com os pacientes é falha
OPORTUNIDADES (Opportunities)
- Crescimento da parcela da população com acesso a serviços de saúde
- Grande número de profissionais da saúde disponíveis no mercado de trabalho;
- Uma publicidade mais abrangente aumentaria o conhecimento e aproximaria os pacientes;
- Aumento da possibilidade de financiamento.
AMEAÇAS (Threats)
- Infra estrutura pequena e não adequada ao volume de atendimento
- Baixos salários
- baixos investimentos em melhorias
- Pouco empenho dos sócios da empresa em alterar o atendimento
Enfim utilizando a figura acima da análise SWOT, você mesmo poderá fazer uma análise de seu consultório de odontologia e implantar algumas melhorias imediatamente. A figura de um consultor algumas vezes ajuda no sentido de eliminar certas crenças que estão arraigadas na cultura da empresa ou dos proprietários. Serve como uma opinião externa e sem vícios.
E você já utilizou essa ferramenta? O que descobriu quando fez uma análise SWOT de seu consultório ou clinica de Odontologia? Conta pra gente
Forte abraço,
Bárbaro.
São pontos falhos em nossa empresa que precisamos enxergar e ler, ouvir, mudar, crescer, estar aberta para mudanças.
Permitir a recuperação, este site é a luz que faltava para enxergarmos o que não queremos ver.
A mudança tem que vir de dentro para fora, primeiro limpar a alma, esvaziar o pote cheio, para que nele caibam coisas novas e boas.
Estar receptivo as mudanças.
Pensamento positivo.
Saber do nosso potencial.
Agir, mudar, mudanças São difíceis, mas trazem a oportunidade de crescer espiritualmente e materialmente.
Tudo que queremos, já está pronto no invisível, é só pensar, sentir que já foi atendida, agradecer.
Puxa Sandra fantástico seu comentário, muito positvo e construtivo.
Concordo em gênero, número e grau com todos os pontos que você levantou.
Somente acrescentaria algo em sua última frase. “Tudo que queremos, já está pronto no invisível, é só pensar, sentir que já foi atendida, agradecer.”
Temos também que acrescentar o verbo AGIR e o mais importante criar objetivos.
Primeiro devemos saber onde queremos ir, pois como já dizia Lewis Caroll em Alice no país das maravilhas, “se você não sabe onde quer ir qualquer caminho serve“…
Obrigado pelo seu comentário e volte sempre, pois é muito bom estar rodeado por pessoas como você!
Forte abraço
Marcos Rocha