Quem é o seu cliente?

clienteVocê como profissional de odontologia sabe exatamente quem é o seu cliente? Vários autores tem explanado sobre a necessidade de focar em seu cliente, mas se você não conhece realmente seu cliente pode estar gastando  direcionando energia para o lado errado!

Então quem é o seu cliente? Depende!

Vamos a alguns exemplo:

Você trabalha em um grande prédio e o Dr. João Carlos, advogado do andar de cima fica sabendo que você está fazendo clareamento dentário a laser por meio de um folder que você deixou em sua recepção e chegou aos mãos do eminente advogado.

Ele está incomodado com o sorriso da D. Beth, sua secretária que está digamos meio passado amarelado e lhe pede para fazer um orçamento e se compromete a pagar o tratamento para melhorar o sorriso da dita cuja!

Ele mesmo, o Dr. João Carlos, já é seu paciente a algum tempo.

Veja que aqui temos o Dr. João Carlos como iniciador, influenciador e comprador de seus serviços e a D. Beth (sorriso amarelo) como usuária final.

Normalmente quando criamos uma campanha de marketing, focamos no consumidor final, mas nem sempre são eles os atingidos. Veja no exemplo acima onde temos o consumidor final do seu serviço diferente do individuo que iniciou, decidiu e pagou pela a compra ou serviço.

Vejamos outros exemplos:

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Carrinho de Bebê: o usuário final é o bebê, mas a decisão de compra é da mãe, e o comprador pode ser qualquer elemento da família.
  • Carro zero: o usuário final pode ser a filha, a compradora, a mãe e o decisor o pai. Aqui pode entrar outro elemento: o Influenciador, que pode ser o namorado ou amigos.
  • Comida: Decisão da mãe, compra feita pela empregada, preparada pela cozinheira e consumida por todos.
  • Ração para cachorros: Decisão da dona(o), influenciador o Veterinário e usuário final o próprio Pet.

Conforme vimos cada vez se torna mais difícil anunciar para o público correto e principalmente saber quem é seu cliente.

Conhecendo seu cliente!

Assim, podemos identificar 6 elementos que interferem na compra em algum estágio de seu desenvolvimento. São eles:

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Iniciador: é aquele que tem a primeira idéia ou necessidade de efetuar uma compra.
  • Especificador: é o que determina o que comprar: características, modelos, especificações, sabores, cheiros, etc.
  • Decisor: é quem toma a decisão final de compra.
  • Influenciador: é aquele que tem conhecimento e ajuda na determinação de características, modelos.
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Comprador: é quem faz a compra fisicamente
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Usuário: é quem irá usar o produto.

O Dentista pode prestar serviços tanto particulares como para operadoras de planos de saúde, os famosos convênios odontológicos.  Em cada um destes casos é importante saber diferenciar exatamente os 6 elementos descritos acima e criar estratégias de marketing  particulares e específicas direcionadas a cada um deles.

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

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Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

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