Bem já falei aqui do meu Prof de marketing da FAAP o Claudio “bípede” Queiroz. Ele utilizava um termo uma filosofia que no começo me deixava meio intrigado mas no fim das contas acabei concordando e hoje a utilizo. Ele falava em “realidade real” ou seja como você vai aplicar uma teoria aprendida hoje na sua prática já amanhã de manhã ao abrir a porta de sua empresa (e no nosso caso especifico do consultório).
Muitos dos problemas do dentista estão relacionados com a falta de pacientes, alta concorrência em determinada região demográfica etc.
Alguns destes problemas não dependem de sua ação e um movimento seu poderá não alterá-lo, veja por exemplo a alta concentração de colegas em determinado lugar (bairro ou cidade). Para alterar esta situação somente se você mudar-se ( o que nem sempre é uma alternativa viável).
Mas o que percebo que alguns pequenos problemas por menores que sejam acabam ocasionando perdas em nossa rotina diária, que parecem ser pequenas mas que se somadas levam a grandes perdas no geral.
Vamos citar alguns exemplos:
- Uma secretária ineficiente (a tal bípede)
- Falta de uma politica clara de cobrança
- Laboratório de prótese que atrasa (quase sempre)
- Constantes erros de agendamento (as vezes consequencia do primeiro topico, as vezes não)
- Sindrome de “deus” que por vezes acomete o dentista
- Horários confusos
- Equipe confusa
- Pacientes confusos
- Limpeza deficiente
- Aspecto estético do consultorio deficiente
Enfim o qeu você pode fazer amanhã cedo para alterar estes pequenos entraves em sua rotina e aliviar o seu trabalho e (lógico) ampliar seus ganhos no próximo mês?
A resposta é sua e a atitude também, portanto pare de enrolar e começe a agir e trazer a “realidade real“ para seu dia-a-dia. Não deixe para amanhâ o que você pode fazer hoje.
Forte Abraço,
Marcos Rocha
Que ótimo! Grande abraço!
1 ano!!! Passa muito rápido não é? Parece que foi ontem… rs
Parabéns por tudo que tem feito! Fico feliz por fazer parte de grupo de amigos blogueiros e da vida real!!!
Ah, em relação ao trabalho que dá eu imagino!!! Como sofro com esse mundo virtual! rsrsrsrs
Grande abraço!
Amei as mudanças Marcos!!!